https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Uma mulher de 22 anos é apontada pela Polícia Civil como a chefe de uma quadrilha especializada em assaltos em farmácias em Vitória. Foram 50 roubos em cinco meses nos bairros Jardim Camburi e Praia do Canto.

Desde novembro do ano passado, o Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) estava investigando os crimes, pois se tratavam de ações semelhantes.

“A partir do trabalho de inteligência conseguimos identificar a mandante da quadrilha, a chefe da quadrilha. Solicitamos junto ao Poder Judiciário o mandando de prisão dela. A escolha das farmácias é exatamente porquê a acusada já havia trabalhado em uma farmácia e sabia a rotina de funcionamento dos estabelecimentos”, explicou o delegado titular do Deic, Gabriel Monteiro.

Paloma Ribeiro dos Santos foi presa em flagrante em 5 de abril, após participar de roubos em três farmácias no mesmo dia, de acordo com a polícia. Ela já respondia a processo pelo crime de tráfico de drogas.

“Durante os roubos, usavam facas e armas para render os funcionários. Em algumas ações foram violentos, inclusive agredindo vítimas. A Paloma mesmo chegou a colocar a faca no pescoço em uma das vítimas durante um assalto”, detalhou o Superintendente de Polícia Especializada (SPE), delegado José Lopes.

De acordo com as investigações, Paloma estava a frente do grupo formado por Iury Petter Leite dos Santos, de 18 anos, e mais dois adolescentes. Iury chegou a ser preso em janeiro deste ano acusado de furto qualificado, mas foi liberado em audiência de custódia.

Na segunda-feira (17), Iury foi preso novamente, mas dessa vez em cumprimento de mandando de prisão pelos assaltos às farmácias. Os policiais apreenderam na casa dele dinheiro e produtos de uma farmácia roubada no último final de semana, além de munição e um motor de moto roubado.

Um adolescente de 17 anos também foi apreendido. Agora, o Deic tenta localizar um outro menor, de 16 anos.

A polícia explicou que o motivo dos criminosos escolherem a Praia do Canto e Jardim Camburi para agir.

“São bairros com grande circulação de pessoas e onde, consequentemente, esses estabelecimentos arrecadam mais dinheiro do que nas áreas mais periféricas”, disse Gabriel Monteiro.

Também foi apreendido pela polícia um carro que era usado nos roubos para o grupo fugir. Os presos adultos estão nos Centros de Triagem de Viana.

Iury Petter Leite dos Santos, de 18 anos, suspeito de assaltar farmácias em Vitória — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Fonte: G1