https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Estão sendo espalhadas diversas mensagens pelos principais pontos da cidade e também discutida a temática em canais virtuais.

O dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, por isso a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e o Conselho Tutelar de Marechal Deodoro está realizando ações que visam alertar toda a sociedade sobre a necessidade o combate ao abuso sexual. Estão sendo espalhadas diversas mensagens pelos principais pontos da cidade e também discutida a temática em canais virtuais.

Desde o Trevo do Francês ao Centro Histórico, flores amarelas indicam uma nova mobilização na cidade. Jardins Educativos foram colocados nos principais canteiros do município como parte da estratégia de intensificação ao combate dos abusos. De acordo com a campanha, as denúncias são as principais chaves para a identificação dos agressores, por isso conscientizar a população é fundamental na luta da causa.

Por meio de rádios e palestras virtuais, A SEMAS/MD, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), levou informação para a sociedade. O encontro online contou com a participação da Dra. Maria Aparecida Carnaúba, Promotora titular da primeira promotoria de Marechal Deodoro, representando o Ministério Público. O debate contou também com a presença de outros especialistas da área.

Para alertar as crianças e adolescentes, foram feitos vídeos que serão transmitidos nas aulas remotas da rede pública municipal. Através de ações como essa, as próprias crianças se tornam mais conhecedoras dos próprios limites e mais seguras para buscar a ajuda. O Conselho Tutelar continua cuidando e acompanhando quem sofre com as agressões. Até o final de maio, as equipes continuam trabalhando em toda rede socioassistencial para tornar o tema cada vez mais discutido.

A Secretária de Assistência Social, Adriana Costa, explica que cada ação é fundamental para minimizar os índices de violência sexual em Marechal Deodoro, sendo a conscientização a principal ferramenta.

“Conscientizar a importância da prevenção a crimes de abuso e exploração sexual infantil é o principal objetivo dessa campanha. Em articulação com as redes de proteção às ações de prevenção, o combate a esta problemática social será intensificado pelo governo municipal”, garantiu.

Adriana ainda falou sobre a importância da denúncia por parte da população para combater esse problema. “Ressaltamos ainda a necessidade da denúncia. Esse trabalho de proteção social precisa acontecer, começando dentro da própria casa. Diariamente crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violências e nos diferentes ambientes por eles frequentados. Dessa forma, a família, a sociedade, e o poder público devem ser envolvidos na discussão e nas atividades propostas em relação à prevenção ao abuso e exploração sexual.” declarou a Secretária.

As denúncias podem ser feitas pelo canal DISQUE 100 ou diretamente ao Conselho Tutelar do município, por meio do número (82) 99311-7978.

PMMD