https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

A participação aconteceu de maneira remota, e pôde ser acompanhada por técnicos especializados de diversos países 

A história e a arquitetura da cidade de Marechal Deodoro tornou-se temática internacional. A equipe da Superintendência de Preservação do Patrimônio Histórico, da Secretaria Municipal de Cultura, junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), apresentou o projeto de revitalização do Centro Histórico de Marechal Deodoro no 2º Congresso Ibero Americano em Estudos de Paisagem, em Portugal. A participação aconteceu na manhã desta quarta-feira (14), de maneira remota, e pôde ser acompanhada por técnicos especializados de diversos países.

O projeto de cunho deodorense foi apresentado para o público presente, remotamente, como uma referência na preservação de ambientes. O congresso Ibero Americano em estudos de paisagem, a qual o projeto de revitalização do Centro Histórico da cidade foi apresentado, é um encontro privilegiado para que investigadores e técnicos dos países Ibéricos e Latino Americanos possam trocar conhecimentos e debater trabalhos e experiências que envolvem o conhecimento das Paisagens.

Fernanda Gueiros, superintendente de Cultura e Preservação do Patrimônio Histórico do município, cumpriu a missão de expor o projeto no encontro internacional. Ela conta do sentimento de gratidão ao ter o projeto reconhecido numa proporção internacional e da importância do feito para a primeira capital alagoana.

“A cidade foi exaltada, não apenas por seu patrimônio arquitetônico, mas também pelas riquezas musicais, gastronômicas e culturais que fazem parte da essência de Marechal Deodoro.” declara Fernanda.

Além de Fernanda Gueiros, o projeto é assinado por a equipe de arquitetos da Secretaria de Cultura e Preservação do Patrimônio Histórico: Jorge Henrique, Josemary Ferrare e Marta Heleno. No projeto, a revitalização tem como base a preservação e manutenção de todo o perímetro tombado pelo IPHAN como patrimônio histórico. Outras obras já estão sendo realizadas para preservar essa arquitetura e podem ser vistas nos restauros das Igrejas de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, de Nossa Senhora do Amparo dos Homens pardos e Matriz de Nossa Senhora da Conceição, além dos três largos que já foram recuperados.

A cidade de Marechal Deodoro vive uma fase de grande revalorização histórica, turística, cultural e religiosa. Segundo um dos arquitetos do projeto, Jorge Henrique, o projeto é o arremate de todas as obras feitas ao longo dos anos. Ele acrescenta ainda a importância que o cuidado com o Centro Histórico proporciona por se tratar de mais 30 metros quadrados que simbolizam a história de um povo.

“Com o avanço do projeto apresentado, a cidade terá os espaços totalmente interligados. As obras, que hoje são em locais isolados, passarão a ser um cenário contínuo por onde quer ande o deodorense e o turista.” explica Henrique.

PMMD