https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Nesta quinta-feira (21) as equipes técnicas da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e a Defesa Civil Municipal realizaram um trabalho conjunto de prevenção e reparos dos danos causados pelas chuvas no bairro de Fernão Velho e região. 

Atendendo às solicitações da população, as equipes intensificaram os trabalhos para liberar a ladeira que dá acesso ao bairro, com a poda e supressão de árvores, além da construção de um muro de contenção. A previsão é que a ladeira de Fernão Velho seja liberada nesta sexta-feira (23), caso não haja imprevisto durante a próxima vistoria da Defesa Civil.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Nemer Ibrahim, as equipes fizeram um trabalho de desobstrução e recuperação das galerias de drenagem do centro de Fernão Velho e recuperação da escada de drenagem da ladeira antiga, conhecida como ladeira de pedra.

No trecho que desmoronou na ladeira de acesso ao bairro, está sendo construído um muro de contenção de 5,5 metros de altura e 6 metros de largura. Além disso, foram recuperados 200 metros de galeria de onde foram retiradas 110 toneladas de areia. Também foram recuperados dez metros da escada drenante e limpas 20 bocas de lobo.

“Nosso trabalho aqui prevê as ações emergenciais para atender aos moradores e também de forma preventiva, principalmente na recuperação das galerias que vão possibilitar uma drenagem adequada das águas da chuva, para minimizar os alagamentos no bairro”, explica Ibrahim.

Obras na antiga ladeira de pedra.

Na ladeira da Pedra, a Sudes realiza os serviços de capinação e poda de árvores, buscando melhorar o local para o tráfego e evitando possíveis quedas de galhos em dias chuvosos.

“O bairro de Fernão Velho foi muito prejudicado pelas chuvas do início do mês. Então, viemos aqui para amenizar esse sofrimento da população e fazer um trabalho preventivo para que outros problemas não apareçam, disse Robert Wagner, Assessor Especial da Sudes. “Vamos melhorar a via alternativa, conhecida como “ladeira de pedra”, fazendo a capinação e também a poda de árvores, visando evitar a acidentes com veículos e pedestres que passem pelo local”.

O coordenador do Programa Previne Maceió, secretário municipal de Governo Francisco Sales, destaca que outras ações no bairro de Fernão Velho serão executadas para assegurar uma maior segurança aos moradores nos períodos de chuva. “Passamos o dia focados nos serviços que irão beneficiar uma população de mais de 20 mil moradores. Estamos agindo de forma emergencial, mas iremos focar também nas medidas preventivas”, acrescentou Francisco Sales.

Secom Maceió