https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

A operação Creonte foi deflagrada pela Polícia de Minas Gerais com desdobramentos em Maceió.

O golpe não é novo, mas a cada dia surgem estelionatários tentando lesar aposentados e pensionistas do INSS. Foi o que aconteceu no Estado de Minas Gerais, onde a Polícia Civil identificou um esquema criminoso que contraía empréstimos no nome de segurados, que nunca tiveram acesso ao dinheiro. Uma operação denominada Creonte foi deflagrada pela delegacia de Crimes Cibernéticos com a participação da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic) da Polícia Civil de Alagoas.

Duas pessoas foram presas até o momento. Uma em  Belo Horizonte, capital mineira, e uma em Maceió. Há informações de que uma mulher, também envolvida no esquema, esteja em território alagoano, mas as diligências ainda estão em curso.

O homem preso em Maceió abriu uma empresa e pretendia cometer, na capital alagoana, os mesmos crimes praticados em Minas Gerais. O esquema consiste no que a polícia chama de engenharia social. Através de convencimento, pessoas com baixa escolaridade, muitos deles idosos, são convencidos a contraírem empréstimos, mas não recebiam as quantias. O dinheiro era desviado para a conta dos envolvidos no esquema.

O delegado Gustavo Xavier, coordenador da Deic, informou que vai comunicar à prisão do suspeito à Justiça de Minas Gerais para providenciar que ele seja recambiado.

Os envolvidos no esquema criminoso devem responder pelos crimes de estelionato, furto mediante fraudes e lavagem de capitais.

AL24HS