https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

No dia 28 de abril, comemora-se o dia mundial da Educação. Em Marechal Deodoro, o compromisso com o desenvolvimento educacional é um dos pilares da gestão municipal, por isso a Prefeitura vem investindo, cada vez mais, nesse segmento. Durante os últimos quatros anos, o município construiu seis novas unidades educacionais; realizou uma grande manutenção predial em 10 unidades existentes e está construindo mais quatro escolas. Além disso, foram investidos também em estratégias pedagógicas para o desenvolvimento dos alunos.

NOVAS UNIDADES

Nos últimos quatro anos, a Prefeitura de Marechal Deodoro entregou seis novas unidades de ensino, contando com a Escola Estadual José Correia da Silva Titara, uma obra do município em parceria com o Governo de Alagoas. Além disso, a gestão municipal construiu a nova unidade do Nei Criança Feliz, na Massagueira; a Escola Municipal Carlos Avelino, que conta com seis salas e Ginásio Poliesportivo, no Conjunto Gislene; além da nova sede da Escola Joaquim Gama, na Barra Nova, que conta com oito salas de aula e um Ginásio Poliesportivo.

Na Vila Altina, as obras da Escola Municipal Altina Ribeiro já foram concluídas. Entretanto, devido à pandemia, ainda não foi inaugurada. Estão em fase de conclusão as unidades educacionais da Terra da Esperança: o NEI e a escola municipal.

Os investimentos foram planejados para suprir as necessidades específicas de cada localidade por isso, novas obras estão em andamento em diversos ponto de Marechal, são elas: uma escola de quatro salas no Riacho Velho; uma creche do Conjunto Denisson Amorim e uma escola de oito salas no povoado Tuquanduba, que também conta com um Ginásio Poliesportivo.

Além disso, no povoado Pedras, está sendo levantada a obra de maior investimento da história da Educação de Marechal Deodoro. A nova unidade conta com 12 salas de aula, Ginásio Poliesportivo, pátio e uma piscina semi-olímpica: uma estrutura digna aos deodorenses.

ENERGIA SOLAR

A energia solar é considerada limpa, pois não gera resíduos poluentes e gases causadores do efeito estufa. A sustentabilidade da produção acontece de maneira natural, e necessita apenas da radiação solar para existir. Pensando nessa tecnologia sustentável, a Prefeitura adquiriu placas solares nas Escolas Municipais Eleuza Galvão Rodas, Maria Petronila de Gouveia, Governador Luís Cavalcante e Dona Maria de Araújo Lobo.

NUTRIÇÃO DE QUALIDADE

Entre os alimentos que compõem o cardápio das escolas municipais, são oferecidos aos alunos frutas, pelo menos três vezes na semana, como banana, melancia e abacaxi. Além disso, os estudantes também contam com sopa de legumes, arroz, macarrão, frango, carne, ovos, leite, e outros alimentos de qualidade, ricos em valores nutricionais. O cardápio é selecionado de acordo com a premissa da Prefeitura de Marechal Deodoro, em contribuir para o crescimento e desenvolvimento dos estudantes por meio de uma alimentação saudável e saborosa.

A compra dos alimentos é feita baseada em um Censo, que estima o número de alunos, a qual o município também se utiliza para garantir verba do Governo Federal. Com isso, a equipe do Setor de Nutrição, da Secretaria de Educação, prepara o cardápio em cima do quantitativo anual, programando uma alimentação saudável, nutritiva e que agrade o paladar dos alunos.

DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO

Equipes capacitadas e alunos dedicados são o segredo do sucesso da Educação de Marechal. Nos últimos 4 anos, o Índice de Desenvolvimento de Ensino Básico teve um aumento significativo, saindo de 4,0 para 4,8, superando a meta de 2019 que era de 4,7 nos anos iniciais; Já nos anos finais, o IDEB passou de 2,8 para 3,8.

O Instituto Federal campus Marechal Deodoro, o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), tem recebido cada vez mais alunos deodorenses, vindo da rede municipal. Após a criação do programa municipal “Preparando Para o Futuro”, em um comparativo dos anos de 2017 e 2018, o número de alunos da rede pública municipal aprovados para o IFAL aumentou. Em 2017, a rede ingressou 63 na federal, em 2018 foram 111 alunos. Já em 2019, esse número subiu para 123 ingressos e 90 suplentes.

Inspirada pela nova missão, a atual secretária de Educação, Karoline Flora, conta que o dia festivo serve para a reflexão quanto ao papel da educação na sociedade. Ela conta ainda sobre seu desejo de por novos avanços na área.

“A educação é a única maneira de tornar sonhos em realidades e o município de Marechal Deodoro sabe disso, por isso seguimos avançando para entregar uma educação de qualidade para todos.” afirmou a secretária.

PMMD