https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Carlos Mayorga lançou candidatura simulando seu próprio funeral. Político quer representar região da fronteira com os Estados Unidos marcada pela violência.

Um candidato a deputado no México lançou sua candidatura com um funeral: Carlos Mayorga simulou que ele mesmo estava dentro de um caixão, cortejado rumo ao enterro, em uma ponte que liga o território mexicano aos Estados Unidos.

“Se eu não cumprir com minhas promessas, que me enterrem vivo”, diz Mayorga, no slogan de campanha.

As eleições estão marcadas para 6 de junho, quando o México elegerá 500 congressistas, 15 governadores e mais de 20 mil pessoas em cargos eletivos locais.

O político é candidato a deputado federal em um distrito no norte do país que inclui Ciudad Juarez. A localidade, dividida pelo Rio Grande da texana El Paso, nos EUA, está entre as mais violentas do México.

Além disso, a região — assim como todo o México — sofre com a pandemia do coronavírus: mais de 205 mil pessoas morreram de Covid-19 desde o início da pandemia, uma das mais altas taxas no mundo inteiro.

“Somos mortos pela indiferença em face da situação violenta e pandêmica que temos experimentado. Pelo silêncio dos corruptos, dos políticos mentirosos que mantêm uma nação inteira morta. Mas essa situação termina em 6 de junho”, afirma Mayorga.

“O México vai voltar à vida. Ciudad Juarez, a mais violenta cidade do México, vai ressuscitar, graças ao voto popular”, prometeu.

A violência também é preocupante para os candidatos: segundo a consultoria Etelleket, 126 políticos e candidatos foram assassinados entre setembro de 2020 e março de 2021.

Fonte: Reuters