https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

O meganavio que encalhou e está bloqueando o Canal de Suez há quase uma semana voltou a flutuar parcialmente nesta segunda-feira (29), segundo a Inchcape Shipping Services. O serviço de rastreamento de navios VesselFinder alterou o status do navio para “em andamento” em seu site.

O navio de contêineres Ever Given, que tem 400 metros de comprimento e 220 mil toneladas, voltou a flutuar às 4h30 do horário local (23h30 no horário de Brasília), segundo a Inchcape, um provedor global de serviços marítimos.

Horas depois, o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, afirmou que os egípcios conseguiram encerrar a crise. “Ao restaurar as coisas ao seu curso normal, com as mãos egípcias, o mundo inteiro pode ter certeza do caminho de seus bens e necessidades que são transportados por esta artéria de navegação”, afirmou al-Sisi.

Vídeo publicado nas redes sociais indicar que o navio girou, abrindo espaço no canal. Outras imagens que não puderam ser checadas pela agência de notícias Reuters mostravam comemoração e buzinas vindo dos navios que trabalha na operação para desencalhar o navio.

Com isso, aumentam as esperanças de que a rota mais curta entre a Ásia e a Europa seja reaberta em breve. Com 193 km, o Canal de Suez liga o Mar Vermelho ao Mediterrâneo e cerca de 12% de todo o comércio global passa pelo local.

Nick Sloane, o mestre em salvamento responsável por desvirar o Costa Concordia, navio de cruzeiro que afundou na costa da Itália em 2012, havia dito na quinta-feira (25) que a melhor chance de fazer o navio flutuar poderia ocorrer no domingo (28) ou na segunda-feira (29).

Isso porque a maré de primavera adicionaria 18 polegadas (46 centímetros) extras de profundidade ao canal, quando a maré chegaria ao pico, o que permitiria mais manobras, segundo a Bloomberg.

O navio Ever Given, operado pela empresa Evergreen, encalhou na terça (23) no km 151 do canal, em meio a ventos fortes e uma tempestade de areia, bloqueando a passagem de todos os outros navios.

O Canal de Suez foi inaugurado em 1869, para ligar o Mar Vermelho ao Mediterrâneo, e é uma das rotas de navio mais utilizadas do mundo, com capacidade para receber navios gigantes de até 240 mil toneladas.

A alternativa para fazer a rota Ásia-Europa é dar a volta em toda a África, pelo Cabo de Boa Esperança, o que faz o trajeto entre os portos do Golfo e de Londres ter o dobro de distância e adiciona de uma a duas semanas à viagem.

G1