https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Nesta sexta-feira (29), as agências do Banco do Brasil estarão fechadas devido a paralisação nacional contra a demissão de 5 mil funcionários da instituição financeira. Em Alagoas, a direção do Banco anunciou o encerramento das atividades em cinco agências na capital e no interior. 

“Essa é uma greve que precisa ser de dentro para fora. Precisamos transformar toda a nossa indignação em ação e defender, como diz o ditado popular, com unhas e dentes esse patrimônio que é do povo brasileiro”, disse Márcio dos Anjos, presidente do  Sindicato dos Bancários e Financiários de Alagoas. 

O plano de reestruturação prevê o fechamento de centenas de agências, postos de atendimento e escritórios em todo o país, além da demissão de 5 mil funcionários e a extinção do caixa. Na prática, isso também representa o desmonte do banco público, prejudicando ainda mais o atendimento à população.

Desde que o banco anunciou que fechará centenas de agências, postos de atendimento e escritórios, além da demissão de 5 mil funcionários. “O Sindicato vem atuando e buscando alternativas para frear mais um ataque aos funcionários do banco, junto com a (Contraf) Confederação Nacional dos Trabalhadores Financeiro Comissão de Empregados do Banco e demais entidades sindicais”.

Lucro

Enquanto banco público, além de ser uma importante ferramenta para o desenvolvimento social e econômico do país com o financiamento da casa própria, o FIES (Financiamento Estudantil), a agricultura familiar e o agronegócio, o Banco do Brasil é altamente lucrativo, mesmo durante a crise da pandemia do coronavírus.

O lucro líquido do BB nos primeiros nove meses de 2020 foi de R$ 10,189 bilhões. No 3º trimestre de 2020, foi de R$ 3,482 bilhões, com crescimento de 5,2% em relação ao 2º trimestre do mesmo ano.

cadaminuto