https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Em 2019, o município fez 5.4 pontos nas séries iniciais, ultrapassando a meta do MEC, que era de 4.8 para o ano. Nas séries finais, Marechal Deodoro também foi destaque, saindo de 3.8 para 4.8 na avaliação. Com o resultado, o município ficou entre as 15 melhores notas do Estado

Capacitar profissionais, investir na estrutura das escolas e realizar melhorias nas técnicas de ensino para os alunos. Foram esses os métodos utilizados pela Secretaria Municipal de Educação para alcançar e superar as metas estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

O resultado da prova foi divulgado na terça-feira (15) e Marechal Deodoro além de alcançar as metas estabelecidas para 2019, superou também as metas do ano de 2021 tanto nas séries iniciais, quanto nas séries finais.

Em 2017, a nota das séries iniciais foi 4.8 e nas séries finais 3.8. Já em 2019, o município obteve 5.4 nas séries iniciais, ultrapassando a meta do Ministério da Educação (MEC) que era de 4.8. Nas séries finais saiu de 3.8 para 4.8 na avaliação. Com este resultado, Marechal Deodoro ficou entre as quinze melhores notas do estado.

Para o prefeito do município, Cláudio Filho Cacau, o resultado alcançado é fruto de muito trabalho e investimento.

“Quando nós assumimos, Marechal estava entre as últimas cidades na nota do IDEB, sem dar oportunidade para nosso povo. E hoje, Marechal está entre as quinze melhores notas do estado de Alagoas. Vamos continuar nesse ritmo, no ritmo do avanço, para que nossa cidade se desenvolva cada vez mais”, afirmou Cacau.

Com a atual gestão municipal, todos os professores receberam capacitações, participaram de formações e encontros pedagógicos para atualizar os conhecimentos e planejar as atividades de sala de aula.

A secretária de Educação de Marechal Deodoro, Amanda Alves, afirma que depois de duas avaliações externas em três anos, Marechal Deodoro continua contribuindo no avanço da educação do estado.

“Avançamos e em cada avaliação temos a noção de que podemos muito mais. Estamos entre as 15 melhores notas do Estado, superamos as metas de 2021 e caso tivessem sido projetadas as metas de 2023. Pela primeira vez não só́ alcançamos as metas dos anos finais, como superamos. Eu digo sempre que esse resultado é o presente que a nossa rede de ensino precisava receber, seria impossível avançarmos se cada funcionário da educação não tivesse contribuído nesse processo: profissionais de apoio, professores, gestores, coordenadores e equipe Semed”, disse.

Nos anos iniciais todas as escolas alcançaram as metas, e nas séries finais apenas uma unidade escolar não atingiu a meta projetada.

STHEFANE FERREIRA