Por maioria dos votos, o tribunal decidiu que a greve não foi abusiva.

Após a aprovação do reajuste de 2,6% pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), nesta segunda-feira (21), os funcionários dos Correios retomam as atividades nesta terça-feira (21) em Alagoas.

Segundo o presidente do sindicato dos trabalhadores dos Correios em Alagoas, Alysson Guerreiro, após o resultado do julgamento ser divulgado, a categoria se reuniram por meio de uma assembleia e decidiu retomar os trabalhos a partir desta terça. 

“Nós encaramos o julgamento como uma vitória da categoria, fizemos eles recuarem nos cortes que fariam”, destacou Alysson. 

A greve teve início no dia 18 de agosto e a categoria, além do reajuste salarial, cobrava melhorias e o retorno de algumas garantias que foram retiradas dos funcionários.

Julgamento TST

No julgamento, a maioria do tribunal decidiu que a greve, iniciada no dia 17 de agosto, não foi abusiva. Com isso, metade dos dias de greve será descontada do salário dos empregados. A outra metade deverá ser compensada. Além disso, somente 20 cláusulas que estavam previstas no acordo anterior deverão prevalecer. Caso os funcionários não retornem aos postos de trabalho, a categoria fica sujeita a multa diária de R$ 100 mil.

A relatora do processo no TST, ministra Kátia Arruda votou contra a declaração da greve como abusiva – o que levaria ao desconto integral das horas não trabalhadas. Para ela, a paralisação foi a única solução encontrada como resposta aos cortes que as empresas haviam feito contra a categoria. 


*Com informações do G1