https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Decisão é apoiada em pesquisas internacionais que demonstraram redução de 1/3 de mortes em pacientes graves tratados com os medicamentos

A Organização Mundial de Saúde publicou nova diretriz para o tratamento de casos graves de Covid-19 nesta quarta-feira (2/9).

A decisão segue uma revisão de estudos, em formato de meta-análise, realizada pela agência internacional, publicada no Journal of the American Medical Association (Jama) também nesta quarta-feira.

O trabalho compilou resultados de ensaios clínicos feitos em vários países que utilizaram corticoides em tratamentos de casos graves de Covid-19. A administração deste tipo de medicamento durante a internação foi capaz de reduzir a mortalidade entre os pacientes.

De acordo com os trabalhos – dexametasona, hidrocortinsona e metilprednisolona – diminuíram em um terço os óbitos de pacientes com infecções provocadas pelo novo coronavírus. A dexametasona apresentou os resultados mais significativos: queda de 36% nas mortes entre os que foram tratados com o remédio.

Um dos estudos analisados foi feito com pacientes brasileiros e provou que o tratamento com a dexametasona consegue reduzir a necessidade de suporte respiratório. A partir de agora, a OMS recomenda a utilização desta classe de medicamentos em ambiente hospitalar para tratar os casos graves da doença.

Metrópoles