https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

O transporte completar Intermunicipal em Alagoas deverá voltar a circular a partir da próxima terça-feira (28). Segundo o Sindicato dos Transportadores Complementares de Passageiros de Alagoas (Sintrancomp/ AL), a volta da categoria foi definida em uma reunião com o governo estadual nesta sexta-feira (24).

De acordo com Sindicato, na reunião, ficou acertado que 50% da frota do transporte complementar intermunicipal estará liberada para retornar as atividades, com 100% da capacidade.

Ainda segundo sindicato, um novo decreto estadual, com medidas para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, será publicado na próxima segunda-feira (27), e o retorno de metade da frota do transporte complementar acontecerá a partir da terça-feira (28).

“Estive com o governador, agora a noite, e ele informou que segunda-feira será publicado um novo decreto e, neste decreto, será contemplado a retomada dos trabalhos do transporte complementar intermunicipal. Na próxima terça-feira vamos retomar nossa atividades, se Deus quiser”, comemorou o presidente do Sintrancomp, Maercio Ferreira.

A reunião da categoria com o governador, Renan Filho, aconteceu no Palácio do Governo e encerrou na noite desta sexta-feira.

Ao Cada Minuto, Maercio Ferreira também contou que na reunião, foram determinadas algumas medidas e que a categoria deverá seguir alguns protocolos sanitários para a segurança tanto dos clientes, quanto dos trabalhadores, quanto à propagação da Covid-19. O protocolo foi passado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado (Arsal/AL).

“A Arsal passou um protocolo sanitário e vamos ter que nos adequar para retomar as atividades. Os carros devem disponibilizar álcool gel ou álcool 70 para os usuários; os veículos devem ser devidamente higienizados; todos os passageiros e trabalhadores devem usara máscaras; motoristas e cobradores devem usar os Epis -Equipamentos de Proteção Individual- necessários”, relatou Ferreira.

O sindicato também afirmou que os motoristas e cobradores farão testes para Covid-19, para iniciar as atividades aptos e com o resultado negativo para o vírus. “Foram e estão sendo tomadas para medidas necessárias, para que retornemos  as atividades com segurança e para que os nossos passageiros possam andar em nossos transportes com o máximo de segurança possível”, pontuou Maercio Ferreira.

O Sindicato não informou se a decisão será apenas para os transportes complementares da Região Metropolitana, ou se também valerá para os veículos das demais regiões do estado, visto que apenas Maceió e alguns municípios vizinhos avançaram de fase na Matriz de Risco, que prevê a flexibilização e analisa os indicadores da Covid-19. Detalhes sobre  quais transportes complementares e de quais regiões estarão liberados devem ser informados no próximo decreto estadual a ser publicado.

cadaminuto