https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Os dirigentes dos clubes de futebol profissional de Alagoas se reuniram com seus colegas da Federação Alagoana de Futebol para tratar da volta dos jogos pelo Campeonato Alagoano, paralisado por conta da pandemia ainda na fase de classificação, faltando uma única rodada. A partir dai, os quatro clubes que seguem disputam mais dois jogos e a grande final também em duas partidas.

Inicialmente, decidiram reservar as datas de 18, 22 e 25 deste mês para a volta do futebol sem torcida. Se depender de CSA e CRB, eles preferem o dia 18, pois já começaram suas atividades físicas, enquanto os outros times ainda estão parados, nem times tem.

Se a consulta for feita aos demais, todos vão esticar para o dia 25, o que atrapalharia a preparação do CSA e do CRB para o Campeonato Brasileiro da Série B, previsto para começar no dia 08 de agosto. Sobrou o dia 22 para essa volta. É o chamado meio termo.

Seja o dia que for, os clubes e a FAF precisam esperar a liberação por parte do Governo do Estado que, por meio de Decreto, diz o que pode e o que não pode ser feito. É a chamada flexibilização das atividades. Mas nesse negócio do futebol surgiu um fato novo: a FAF trabalha no sentido de retornar com os jogos em outras cidades.

Então pergunto: para que vale o Decreto do governador? a FAF fala até que os jogos podem ser disputados em Murici – terra do governador Renan e tem o primo como prefeito – e na cidade de Coruripe, se não puder ser no estádio Rei Pelé.

Como diria o “ministro” França Moura,” minha leitura é pouca”. Acho que o Decreto do Governo do Estado se encaixa em qualquer situação e em qualquer cidade, respeitando-se, claro, os decretos municipais, que se somam nas medidas e decisões. Como jogar em Murici e Coruripe se tiver um decreto que venha proibir  a volta do futebol?

Nesse caso a palavra está com o governador Renan Filho, que precisa mostrar o que vale mais se os seus Decretos ou o desejo de alguns. Vejo tudo isso como uma grande trapalhada, como aquela do troféu do campeão alagoano 2020, que foi anunciado como roubado, aparecendo quase dois dias depois, e que se tratava de uma grande brincadeira da FAF, que anunciou como uma jogada de marketing.

Verdade. Uma brincadeira de muito mal gosto por sinal.