https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

No novo Decreto do Governo do Estado de Alagoas, que será publicado hoje no Diário Oficial, sairemos da faixa Laranja para a Amarela. A mudança foi anunciada, ontem, pelo governador Renan Filho, em uma Live, ao lado de sua assessoria da área de saúde, após apresentação dos números que favorecem essa mudança.

Ontem a noite mesmo, tendo como base esse encontro, as redes sociais já traziam uma série de novidades quanto a essa flexibilização, em relação aos decretos anteriores, justificando a mudança de faixa para Maceió (Amarela) e Região Metropolitana (Laranja), com a manutenção da Vermelha para a maioria dos municípios alagoanos.

Se confirmado mesmo, teremos aberturas de shoppings, bares e restaurantes, com utilização do espaço em 50%, lojas comerciais com mais de 400m de tamanho, mais espaços para igrejas, salão de beleza, barbearia e cabeleireiro, transporte complementar entre municípios, abertura para o turismo, e mais algumas novidades.

Uma expectativa muita grande estava para a volta do futebol, sem torcida, mas seguindo um rigoroso protocolo elaborado pela FAF. Nesse caso, o governador deixou claro que, até o final do mês, daria a autorização. Nesse caso a federação não tem como garantir a data do retorno. Mais uma vez, vai ter que esperar.

Tudo isso é para que não aconteça o que se registrou em Santa Catarina, que parou outra vez. Todos os times tiveram pessoas contaminadas após a primeira rodada do retorno, inclusive com 14 jogadores de um mesmo time sendo testado positivo para a COVID 19.

Se essa volta do futebol é uma boa ou não, só o tempo dirá, mesmo que eu entenda a necessidade dessa atividade, não posso desconsiderar que ainda estamos em uma crise, apesar da redução dos números anunciados pela área de saúde.

Como está todo mundo pensando em voltar, mesmo sem as datas definidas, é prudente esperar. De uma coisa também comungo: a população precisa ajudar. Caso contrário, vamos viver sempre no fio da navalha e correndo riscos a todo instante.