https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

No Mundo já não é novidade. No Brasil, também não, uma vez que a LiveFC já faz transmissão pelo You­Tube há pelo menos dois anos, e o exemplo disso é a Copa do Nordeste. Agora, em se tratando de club­es, individualmente, como foi o caso do Flamengo, na última quarta-feira (01), com transmissão para o Brasil e o Mundo, no jogo diante do Boa Vista pelo Campeonato Carioca, podemos registrar como um fato inédito.

Sem nenhuma dúvida, o Flamengo foi o precursor. Não sou torc­edor do Flamengo, mas torço pelo profissionalismo e a competência de quem faz. A FLATV conseguiu fazer um trabalho espetacular.

Contratou uma equipe profissional, com câmeras espalhados por todo o Maracanã, imagens e som perfeitos, efeitos especiais e um quarteto formado por locutor, comentaristas, entre eles o ex-goleiro e ídolo do Fla, Raul Plasmam, e uma repórter para levar emoção e todas as informações precisas e possíveis de um grande espetáculo.

No decorrer do primeiro tempo, a transmissão já tinha mais de 4 milhões de pessoas inscritas – inclusive a minha – e bateu um recorde de comentários durante o jogo, fechando a transmissão com mais de 5 milhões de pessoas e uma arrecadação espetacular, mesmo que não​ tivesse cobrança para assistir, só um QR Code dis­ponível na tela para receber qualquer valor da sua imensa torcida.​

Depois desse fato marcante na história do futebol, a Rede Globo de Televisão informou aos 11 clubes cariocas e a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro que o contrato com a emissora para a transmissão do restante do campeonato estava suspensa, mesmo que a empresa tenha dito que vai honrar com o compromisso financeiro de toda a temporada.

Cheguei a seguinte conclusão: se é esse mesmo o caminho para todos os clubes brasileiros, com a Medida Provisória do presidente Jair Bolso­naro, tenho lá minhas dúvidas, mas que o futuro já chegou, não tenho dúvida nenhuma disso.