https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Um novo estudo publicado na revista científica JAMA Cardiology traz evidências de que o coronavírus ataca, além dos pulmões, o coração. Depois de revisar informações e outros estudos sobre o SARS e MERS (coronavírus que causaram epidemias nos últimos anos), os pesquisadores acreditam que a Covid-19 causa uma inflamação no corpo que afetaria também o coração.

A principal descoberta é que essas infecções virais podem desencadear doenças cardíacas como arritmias, síndromes coronárias agudas e desenvolvimento de falência cardíaca por conta da resposta inflamatória do corpo ao vírus.

Comparando esses dados com informações sobre o novo coronavírus (os pacientes com cardiopatias estão no grupo de risco e são os que mais morrem no Brasil pela Covid-19), os cientistas descobriram que pessoas em estado grave por causa do Sars-Cov-2 tem uma alta no marcador troponina, que indica uma lesão no músculo cardíaco, o que seria desencadeado pela inflamação generalizada.

A pesquisa confirma a necessidade de isolamento e cuidados especiais com pacientes cardiopatas durante a epidemia do coronavírus. A taxa de mortalidade desta população chega a 10,5%, de acordo com o American College of Cardiology.

Por: Metrópoles