https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

A Caixa Econômica Federal bloqueou contas poupança digital – utilizadas para receber o auxílio emergencial – por suspeita de fraude. Segundo o presidente do banco, Pedro Guimarães, ao todo foram centenas de milhares de contas suspensas, correspondente a cerca de 5% do total.

Com a implementação rápida que tivemos que fazer para distribuir o auxílio lá no começo, sobraram algumas brechas de segurança. Em maio, em uma janeka de dez dias, hackers acessaram milhares de contas. Identificamos todas e já corrigimos os problemas, mas pessoas honestas tiveram suas contas bloqueadas porque tivemos que salvar o dinheiro público”, afirmou Guimarães em live do portal InfoMoney.

Mesmo com o bloqueio, o presidente ressaltou que não haverá prejuízos para quem teve suas contas hackeadas. Ele detalhou que para ter acesso a conta é necessário apenas que o beneficiáro compareça a uma agência da Caixa com documentos pessoais que comprovem o cadastro no auxílio.

A comprovação de identidade também pode ser feita no aplicativo Caixa Auxílio Emergencial, mas pode haver demora no desbloqueio. “Nosso sistema demora cerca de três minutos nesse processo de liberação, mas temos centenas de pessoas na fila. Pode demorar alguns dias, mas os trabalhadores receberão os valores”, ressaltou Guimarães.

Verificação

O bloqueio do auxílio ainda pode acontecer após a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) verificar se as pessoas continuam precisando do recurso. O presidente da Caixa detalhou que a verificação é feita a cada nova parcela liberada. “Isso porque muitas pessoas não precisavam receber os valores, mas aconteceu devido à rapidez da Caixa em montar o processo e distribuir o dinheiro”, justificou.

Diário do Nordeste