https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Com a previsão de um grande volume de chuvas, nesta segunda-feira (15), os municípios situados na região norte e também na zona da mata do estado estão em alerta devido ao nível dos rios que cortam as cidades.

Desde sábado (13) tem chovido em grande parte do estado, o que tem levado os órgãos a emitirem alertas. Técnicos da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos hidricos de Alagoas (Semarh), fazem o monitoramento do Rio Jacuípe, que  segue subindo o seu nível e pode transbordar atingindo os município de Colônia Leopoldina, Novo Lino, Campestre e Jacuípe. 

Apesar do nível do Rio Jacuípe está subindo, conforme informou a sala de alerta da Semarh, o coordenador da defesa civil municipal da cidade de Colônia Leopoldina, James Souto, afirmou ao Cada Minuto a situação na cidade é estável, mas de total alerta.

“Estamos realizando vistorias na cidade, tanto na zona urbana, quanto na rural, mas até o presente momento, nada de anormal, foi registrado”, disse Souto

Rio Mundaú

Outra área que continua em monitoramento é a do Rio Mundaú, que pode ultrapassar o nível de transbordo e atingir a cota de inundação, atingindo as áreas ribeirinhas nos municípios de Santana do Mundaú, União dos Palmares, Branquinha, Murici, Rio Largo e Satuba.

Conforme as últimas informações da Semarh, o rio segue estável e não apresenta elevações, mas as cidades permanecem em alerta. 

Em contato com a reportagem, a assessoria da cidade de Santana do Mundaú informou que apesar do estado de alerta na cidade, não há registros de desabrigados e nem de desalojados.

A assessoria de comunicação da cidade de Rio Largo, informou através de nota que não houve desabrigados no município. Quanto a desalojados, a Defesa Civil do município informou que precisou tirar uma família de quatro pessoas na região da Cachoeira. A prefeitura informou que segue monitorando as regiões de risco e prestando total apoio aqueles que necessitam.

Por fim, o prefeito da cidade de Branquinha, Jairinho Maia, disse que também que não há registro de desabrigados no município, mas, que a Defesa Civil continua em campo com uma força tarefa para monitorar a situação nos bairros mais próximos a Lagoa e que também seguem em alerta.

A reportagem tentou entrar em contato com a assessoria de comunicação da cidade de União dos Palmares, mas até o fechamento desta reportagem, ninguém manifestou interesse em informar a situação do município.

Rio São Miguel 

Apesar do alerta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Rio São Miguel manteve o nível durante toda a madrugada e a apresenta uma situação estável. 

Previsão do tempo 

Como a previsão é de céu encoberto com chuvas contínuas em todas as regiões ambientais do estado, gerando acumulados, a situação mantém o nível de alerta nas regiões da Zona da Mata e do Litoral alagoano.

A Sala de Alerta está monitorando as condições sinóticas e hidrológicas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento. Em caso de risco, ligue para a Defesa Civil, pelo número 3315-2843. 

cadaminuto