https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Um novo perfil nas redes sociais tem chamado a atenção das autoridades brasileiras por enviar desafios e mensagens que induzem crianças ao suicídio. Os suspeitos usam o pseudônimo “Jonatan Galindo” e se identificam com imagens que lembram o Pateta, personagem da Disney, de forma deformada.

O alerta aos pais, professores e responsáveis foi emitido pela Polícia Civil de Santa Catarina, o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e a Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Ceij).

Segundo as autoridades, esses perfis surgiram em 2017 em países de língua espanhola, sendo muito conhecidos no México. Recentemente, foi identificada uma migração para o Brasil.

“Esses perfis têm poucas postagens e desafiam as pessoas a segui-los e enviar uma mensagem privada. Feito isso, é só esperar o retorno deles, que se dá através do envio de mensagens, vídeos, áudios ou até mesmo de uma ligação por vídeo ao vivo. O conteúdo da resposta tem a intenção de causar desconforto, medo e, em alguns casos, tenta provocar o suicídio”, explica o agente da polícia civil Ivan de Souza Castilhos, integrante do NIS.

Os desafios do “Homem Pateta” se assemelham a de outros casos famosos no Brasil como o da Boneca Momo e da Baleia Azul.

Para a coordenadora das DPCAMIs (Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso) em SC, delegada Patrícia Zimmermann D’Ávila, o alerta é importante aos pais e responsáveis para que cuidem o que as crianças e adolescentes estão acessando na internet. “Você deixar um filho sozinho na internet é o mesmo que abandonar uma criança no meio da rua numa madrugada”, compara a delegada.

Por: Isto É