https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Com os CT’s, a Secretaria Municipal de Saúde consegue diagnosticar com mais facilidade os casos de Covid-19 e destinar os tratamentos necessários

A cidade de Marechal Deodoro se tornou referência em ações de combate ao coronavírus (Covid-19). Uma dessas iniciativas foi a montagem dos Centros de Triagem para Síndromes Gripais  no Centro Histórico e Massagueira. A unidades já registraram mais de 1600 atendimentos e 1002 testes rápidos.

Com os CT’s, a Secretaria Municipal de Saúde consegue diagnosticar com mais facilidade os casos de Covid-19 e destinar os tratamentos necessários para a recuperação da saúde do povo deodorense.

Inaugurado na última terça-feira (02), o Centro de Triagem, localizado na Centro de Especialidades Estácio de Lima, no Centro Histórico, já registou um total de 647 atendimentos e 353 testes rápidos. Dos testes realizados, 175 deram positivos para Covid-19 e 178 negativos.

Já dos atendimentos, 105 pessoas foram encaminhadas a voltar a unidade após 7 dias, para a realização do exame, e oito pacientes foram transferidos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Irmã Dulce, na Praia do Francês, por se tratarem de casos mais graves. A unidade não registrou nenhum óbito e nem transferências para hospitais.

Na Massagueira, foram 1020 atendimentos e 649 testes rápidos, sendo 237 positivos e 412 negativos. O retorno após sete dias foi registrado em 98 casos; 14 pessoas encaminhadas para a UPA e um para Hospital.

O diretor do Centro de Triagem do Centro Histórico, Thácio Brito, falou da importância dessas unidades para a otimização e dimunição dos atendimentos na UPA e unidades hospitalares.

“Os CT’s são importantes, por garantir que pessoas com sintomas leves, similares aos provocados pelo novo coronavírus, como coriza, febre e tosse, sejam atendidos com mais agilidade e sem entrada no ambiente hospitalar, que é destinado ao atendimento aos casos graves da doença. Os nossos dois centros de triagem têm diminuído bastante a demanda da UPA e dos hospitais”, afirmou o diretor.

Texto: Antônio Carlos Souto