https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Semarh esclareceu que fato não se trata de tornado devido às características do fenômeno 

Fortes rajadas de vento atingiram casas, escolas e outros estabelecimentos comerciais na manhã deste domingo (24), no município de São Miguel dos Milagres, Litoral Norte de Alagoas. A Secretaria de estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) esclareceu que o fenômeno não se trata de tornado ou algo semelhante, mas sim, de ventos associados à nebulosidade. 

Moradores do bairro Porto da Rua relataram que o fenômeno natural atingiu diversos imóveis e postes espalhados pela cidade, deixando, inclusive, algumas regiões sem energia elétrica. 

Por telefone, a assessoria de comunicação da Semarh informou que a Sala de Alerta recebeu as imagens do que aconteceu e constatou não se tratar de um tornado devido às características do fenômeno, que tende a deixar um rastro forte de destruição.

“Foram rajadas de vento associadas à nebulosidade. Elas geralmente se formam na zona frontal de certo tipo de nuvem que denominamos Cumulunimbus. Pelas imagens recebidas, está descartada, completamente, a possibilidade de tornado, isso porque, quando ele toca o chão, vai deixando um rastro de destruição. Ele deixa a trilha por onde passa”, explicou a Semarh.

Gazetaweb