https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif
Bombeiros recomenda que moradores ribeirinhos de Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras e Batalha saiam de casa.

O risco de rompimento de uma barragem no município pernambucano de Águas Belas, pode atingir três municípios do Sertão alagoano. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (3), pela Secretaria do Meio Ambiente dos Recursos Hídricos (Semarh) após receber o alerta da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco. O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) recomendou, em vídeo, que os moradores ribeirinhos deixem suas casas.

Os municípios alagoanos que podem ser afetados são Santana do Ipanema, Batalha e Poço das Trincheiras, de onde a barragem fica distante cerca de 30km.

De acordo com informações da Semarh, a barragem apresenta fissuras consideráveis e em caso de rompimento, a água deve atingir os municípios alagoanos no tempo de 90 minutos. O secretário da pasta Alex Gama, informou que a Defesa Civil está em alerta para retirar a população em caso de rompimento.

“Estamos em contato com a Defesa Civil do Estado para que em caso de rompimento o órgão possa retirar a população das margens do Rio Ipanema. Vamos nos manter em alerta com um monitoramento direto nesta barragem, para que em caso de rompimento, todos possam ser informados de forma imediata”, explicou o secretário da Semarh.

A Sala de Alerta segue realizando o monitoramento do local e está em comunicação constante com os órgãos oficiais de proteção e a Defesa Civil do Estado.

O Corpo de Bombeiros de Alagoas divulgou um vídeo, também nesta sexta-feira, onde o comandante 9º Grupamento Bombeiro Militar, tenente coronel Leopardi, comunica que recebeu um alerta da Defesa Civil pernambucana “alertando sobre o risco eminente do rompimento de uma barragem em Águas Belas.

No vídeo, o comandante orienta que a população ribeirinha deixe suas casas e um representante da Defesa Civil de Santana do Ipanema reforça o pedido para que as pessoas evacuem suas residências a partir das 18h.

Ainda segundo os Bombeiros, a corporação está de prontidão e um novo alerta será emitido em caso de rompimento.

No início da semana, os municípios de Santana do Ipanema e Poço das Trincheiras foram atingidos por alagamentos e inundações. Casas foram destruídas, veículos ficaram submersos e pontes foram interditadas. Moradores ficaram desalojados e desabrigados depois das fortes chuvas. A recomendação de evacuação é para preservar a vida da população ribeirinha.

cadaminuto