https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Ouvimos tanto a frase “saúde mental”que tornou-se até comum, porém a pergunta é a seguinte, você sabe o que de fato é a saúde mental? Muitos a definem como a ausência de doença mental, mas na verdade esse termo engloba algo muito além disso, ter saúde mental é saber que passaremos por momentos de dificuldade mas que devemos estar em constante busca dessa qualidade de vida relacionada as nossas emoções, é compreender que nem sempre resolveremos tudo sozinhos, e que temos sim limitações, é um exercício de constante autoconhecimento, é viver a introspecção, é reconhecer o lado humano, as forças mas também as fragilidades.
Esse momento de pandemia tem gerado em muitas pessoas uma dificuldade em manter a saúde mental, uma vez que muitos foram obrigados a parar, e parar nem sempre faz bem para alguns, da mesma forma que forçou outros a entrar em contato consigo mesmo, e essa missão nem sempre é simples. A sociedade adaptou-se a uma rotina corrida, onde os filhos passam mais tempo na escola do que em casa, onde os casais passam mais tempo no trabalho do que juntos, sem falar que tem os que são empreendedores, que teve sua vida econômica desestruturada, que não veem soluções rápidas. São tantos fatores, são inúmeras circunstâncias. Muitos transtornos tem aparecido nessa nova forma de viver, são eles; transtorno obsessivo compulsivo, mais conhecido como TOC: causa no indivíduo pensamentos e comportamentos repetitivos e compulsivos, afetando a vida pessoal e social de quem sofre, além disso quantas pessoas tem desencadeado transtorno de depressão, síndrome do pânico, ansiedade generalizada, entre outros tipos de adoecimento mental. Ao contrário do que muitos pensam, adoecer mentalmente nos acarreta a um adoecimento físico, uma vez que nosso corpo corresponde também ao condicionamento do que nossos cérebro emite.
De que forma eu posso evitar um adoecimento mental nesse isolamento social? Primeiro de tudo, evite assistir informações que te deixem desestabilizados, temos todas as informações suficientes para manter nosso autocuidado, quando engolimos uma avalanche de informações negativas nosso cérebro não dá conta de tanto sentimento junto e começa a somatizar no nosso corpo emitindo outros sintomas como; dores de cabeça, fadiga, dores musculares, insônia, dores de estômago, medo excessivo, ataques de pânico , e etc. De que forma posso fortalecer minha saúde mental? Crie um ritmo de atividades dentro de casa, para que assim você esteja mais próximo do que estava habituado, procure acordar no mesmo horário, não necessariamente todos os dias, mas tenta manter um compromisso consigo mesmo. Você pode inserir atividades como; encaixar na sua alimentação alimentos nutritivos e que possam te ajudar no seu ritmo, isso é de extrema importância, além de fortalecer seu organismo, te ajuda a manter os níveis hormonais naturais do teu corpo em melhor equilíbrio, atividade física, tem muitos vídeos ensinando como fazer em casa, o importante é se movimentar, tire pra você um momento de meditação, alongamento e exercícios de respiração, isso auxilia muito contra ansiedade e síndrome do pânico, além disso tenha um cronograma de trabalho e estudo, adquirira saber, existem muitos sites ofertando cursos grátis, afinal, fica ao seu critério como será montada as atividades do seu dia a dia, o importante é que você firme um compromisso com você mesmo, cuide de você e faça o melhor por você.

NOTA: Quero agradecer a Mayara Vieira, que além de amiga ela também é psicológa e nos ajudou aqui compartilhando com um pouco de sua experiência.

instagram: @vieirapsicologa

Siga e conheça o trabalho dela.