https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Parte do teto do Museu de Arte Pierre Chalita desabou na manhã deste sábado (29), na Praça Floriano Peixoto, no Centro de Maceió. O telhado foi abaixo e causou um grande susto. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas não constatou feridos durante o desabamento. 

Com o impacto, a parte de cima do prédio ficou com rachaduras aparentes, correndo risco de desabamento.Alguns tijolos se soltaram e foram parar em uma das varandas. V´árias obras de arte foram danificadas.

O local foi isolado pela Defesa Civil Municipal de Maceió, que fez uma avaliação do Museu. Por causa dos riscos, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) interditou também o fluxo de veículos no cruzamento com a Rua do Sol.

Netto Motta/TV Pajuçara
Foto: Netto Motta/TV Pajuçara

O prédio abriga uma grande coleção de artes sacras.

Em entrevista ao repórter Netto Motta, da TV Pajuçara, a museóloga da Fundação Pierre Chalita, Carmem Lúcia Dantas, disse que o local passou por reparos recentemente e que há a suspeita de que as chuvas que caíram em Maceió, na semana passada, tenham contribuído para o desabamento do teto. “Estamos muito tristes e abalados, são danos irreparáveis. Aguardamos o resultado das averiguações da Defesa Civil, para ver se a Fundação vai ter como reparar a estrutura”, disse Carmem Lúcia Dantas.

A coleção do museu é constituída por parte das 2270 obras pertencentes à Fundação Pierre Chalita. Abrange pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, objetos decorativos e um núcleo de arte sacra, originários do Brasil e de outros países, datados entre os séculos XVII e XX.

Cortesia/ José Carlos de Vasconcelos

Foto: Cortesia/José Carlos de Vasconcelos

O museu

O Museu de Arte Sacra é uma instituição privada, mantida pela Fundação Pierre Chalita. Foi fundado em 1980 e mantém parte da coleção particular do pintor Pierre Chalita. Possui biblioteca especializada em arte e arquitetura e realiza exposições, palestras e cursos.

O museu está instalado em um antigo casarão de 800 metros quadrados de área construída, localizado na praça Floriano Peixoto, no centro de Maceió, que também serve de sede à fundação.

Netto Motta/TV Pajuçara
Foto: Netto Motta/TV Pajuçara


tnh1