https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Um vídeo amplamente divulgado nas redes sociais, na noite desta sexta-feira (3), mostra uma transexual manifestando sua indignação em um shopping da parte alta de Maceió, após ter sido retirada por seguranças de um dos banheiros femininos do estabelecimento.

Nas imagens, registradas por populares, é possível ver a transexual, cuja identidade não foi divulgada, narrar, no interior do shopping, como forma de protesto, que teria sido retirada a força do banheiro.

 

A jovem Isis Cavalcante que estava no estabelecimento, no momento em que tudo aconteceu, disse, em entrevista ao Cada Minuto, que um dos seguranças envolvidos contou para as pessoas que observavam e registravam a cena, que a jovem teria sido retirada do banheiro feminino, devido a uma cliente ter acionado a segurança, pois teria se sentido “desconfortável”.

“Uma cliente que chamou a segurança e que disse que se sentiu desconfortável. Ela também falou que ela era um homem e que por isso ela não poderia utilizar o banheiro feminino”, contou a jovem.

Segundo Isis, na tentativa de chamar a atenção de quem passava pelo local a transexual resolveu explicar em tom de indignação o que aconteceu e o constrangimento ao qual foi submetida por ser arrancada de dentro do banheiro. “Depois que ela saiu da porta do banheiro ela foi até a praça de alimentação. Enquanto ela falava, foi arrancada a força do local pelos seguranças. Eles nem pediram para que ela os acompanhasse. Ela simplesmente foi levada a força até uma área restrita do shopping e depois desse momento ninguém consegui mais vê o que aconteceu”, disse Isis.

Depois da saída da transexual, segundo Isis, os seguranças que permaneceram no local teciam comentários preconceituosos sobre a jovem. “Os que ficaram na praça de alimentação a todo momento ficavam soltando piadinhas e diziam que ela era um macho, que ela estava errada e que estávamos fazendo bagunça em vão”, relatou.

O Cada Minuto tentou contato com assessoria do shopping, mas até o momento não obteve respostas.

Nas redes sociais, internautas comentam que a atitude do shopping foi homofóbica e que o uso da força para retirar a jovem do local foi descabido e desnecessário.

O presidente do Grupo Gay de Alagoas, Nildo Correia, disse a nossa reportagem que tomou conhecimento do fato através de vídeos compartilhados através do WhatsApp. Ele afirmou que mesmo algumas imagens mostrem os seguranças utilizando da força, ainda não há a informação se houve ou não excesso por parte dos profissionais do shopping. 

Segundo Nildo, caso seja constatado que a jovem realmente foi expulsa do banheiro, e que foi agredida fisicamente pelos seguranças, a comunidade Gay de Alagoas irá entrar com uma ação jurídica contra o estabelecimento.

Utilizar o banheiro tem se tornado uma luta para pessoas trans no Brasil. No Supremo Tribunal Federal (STF) há, desde 2015, um processo que questiona se transexuais podem usar o banheiro público designado para o gênero com o qual se identificam.  A ação começou a ser julgada e, depois dos ministros Luiz Roberto Barroso e Edson Fachin votarem a favor, o ministro Luiz Fux pediu vista e o julgamento permanece parado desde então.

Devido a questão gerar muita polêmica, muitos estabelecimentos do país já dispõem de banheiros sem gênero, identificação, para evitar constragimentos e preconceitos.

cadaminuto