https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Depois de muita espera, ele chegou! Finalmente o WhatsApp começou a liberar o modo escuro para os usuários, e eu tenho que confessar que ele é bem bonito! Quer aprender a mudar o visual do app? Veio ao lugar certo!

Primeiro de tudo, a parte ruim. Até o momento de publicação desse post, o novo tema só está disponível para um grupo “seleto”: usuários de Android que estejam fazendo parte do programa de testadores beta e com a versão 2.20.13. Não é beta tester nem tem a versão mais atual? Segue lendo que eu falo como resolver isso no final do texto. Mas se seu smartphone é um iPhone, a única opção é aguardar um pouco mais.

Back in black

Alterar o “Zap” para o escuro é bem fácil. Com o WhatsApp aberto, aperte no menu dos três pontinhos, que fica no canto superior direito, e depois em [Configurações]. Em seguida, aperte em [Conversas], e na guia “Exibição”, você deve ver a opção [Tema]. Ao apertar nela, o aplicativo pede que você escolha o seu preferido: “Definido pelo modo Economia de Energia”, “Claro” ou o tão aguardado “Escuro”. Pronto, agora é só curtir o novo look!

Mudar para o modo escuro é bem fácil (Foto: Planeta Tera)

Se você não gostar da nova interface e quiser voltar para o modo claro, é só refazer o passo a passo acima e escolher a opção “Claro”. Ah, e se ficou em dúvida sobre a opção do modo Economia de Energia, ele muda para o tema escuro automaticamente quando a sua bateria está acabando. Isso porque aparelhos com telas OLED e AMOLED economizam energia dessa forma, já que estes modelos “desligam” os LEDs nas áreas escuras, chegando a diminuir o consumo em até 63%, segundo o portal Slash Gear.

WhatsApp Beta? O que é isso?

Vamos lá… O Android tem um sistema de usuários betas, que são voluntários a testar versões de aplicativos que PODEM ter bugs, mas em compensação, recebem atualizações antes dos demais. Para fazer parte desse grupo, você precisa acessar a página do programa de testes e aceitar ser um testador. Depois, vá até a Play Store e atualize o WhatsApp para a versão mais nova, que deve ser a 2.20.13. Depois é só seguir o tutorial acima.

Usuários testadores do WhatsApp Beta têm acesso antecipado às novidades (Foto: Reprodução/Google)

Só tem um pequeno problema (mas eu dou a solução já já). É que quase sempre a lista de usuários beta enche, e não dá pra entrar no programa. O que fazer? Bom, você pode esperar uma vaguinha ou então baixar o APK do WhatsApp Beta diretamente pro seu celular. E o que significa isso? Significa fazer o download do Android Package (daí, APK), que é o instalador dessa versão beta, sem passar pela lista do programa.

Aí você me pergunta: “Isso tem algum risco?” A resposta é: pode ter. Por não ser um instalador oficial autorizado pelo Google, ele pode ter sido alterado por alguém, com a intenção de deixar seu aparelho vulnerável a vírus, por exemplo. Mas existem sites confiáveis que liberam APKs testados e livres de vírus, como o APK Mirror (já instalei vários por lá e nunca tive problema). Se quiser arriscar, o link para o instalador do WhatsApp Beta é esse aqui.

Durante a instalação, deverá aparecer uma mensagem dizendo que você precisa autorizar a instalação de aplicativos de outras fontes (ou seja, de fora da Play Store). É justamente uma forma de dizer que aquele instalador não é garantido pelo Google. Se você confia, vai fundo. Se não, melhor esperar a versão tradicional chegar, né mesmo?

Fonte Planeta terra