https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Marechal Deodoro, na região metropolitana de Maceió, tornou-se a sede administrativa do Estado. O ato de transferência foi assinado pelo governador Renan Filho e o prefeito municipal, Cláudio Roberto Ayres da Costa, o “Cacau”, em cumprimento à Constituição Estadual e como parte das comemorações alusivas aos 130 anos da Proclamação da República, festejados nesta sexta-feira (15).

“Poucas datas comemorativas são tão importantes para o país e para Alagoas como a Proclamação da República pela participação decisiva de dois dos nossos mais significativos marechais: Deodoro da Fonseca, que dá nome a essa cidade e foi o proclamador da República, e Floriano Peixoto, que não a proclamou, mas foi quem a consolidou”, disse Renan Filho.

O governador Renan Filho inaugurou o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), entregou dois quilômetros de vias urbanas pavimentadas na cidade e assinou a ordem de serviço para o início das obras de reforma da Casa Maternal Nossa Senhora da Conceição (Márcio Ferreira)

E no dia em que se tornou transitoriamente a capital do Estado, Marechal Deodoro recebeu obras importantes. O governador Renan Filho inaugurou o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), entregou dois quilômetros de vias urbanas pavimentadas na cidade e assinou a ordem de serviço para o início das obras de reforma da Casa Maternal Nossa Senhora da Conceição.

O governador chegou ao município por volta das 10h30 e seguiu para a solenidade em frente ao Palácio Provincial, sede do Poder Executivo. Acompanhado pelo prefeito, secretários e deputados estaduais, ele depositou uma coroa de flores em frente ao busto de Marechal Deodoro da Fonseca, em homenagem ao proclamador da República, nascido no município. Depois, seguiu para o hasteamento das bandeiras.

No Salão de Despachos do Palácio Provincial, o governador e o prefeito de Marechal Deodoro assinaram o ato de instalação da sede administrativa do Estado no município e discursaram.

“Marechal Deodoro foi a primeira capital de Alagoas a se tornar sede do Governo Estadual, isso é motivo de muito orgulho e enaltece a nossa cidade”, destacou o prefeito.

Renan Filho observou que apesar dos avanços, a República no Brasil ainda não é 100% cidadã. Ele afirmou que não se pode permitir retrocessos como a retirada de conquistas históricas alcançadas ao longo dos 130 anos de República.

“É fundamental que a nossa República caminhe para direitos iguais, equidade e para o fortalecimento da liberdade individual do cidadão. Só assim nós construiremos um país melhor para todos”, afirmou.

Desfile

O dia festivo seguiu com o desfile cívico-militar. A comitiva se deslocou a pé do Palácio Provincial até o CISP. No caminho, houve a entrega de dois quilômetros de vias urbanas pavimentadas e sinalizadas pelo programa Pró-Estrada, executado pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand).

“O Pró-Estrada está em quase 100% de Alagoas. Fizemos obras em cerca de 90 municípios e a nossa meta é atingir a totalidade deles”, revelou o secretário do Transporte e do Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral.

A comitiva seguiu até a Rua 18 do Forte de Copacabana, no Barro Vermelho, onde ocorreu a solenidade de inauguração do CISP, construído pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). O Centro é a 23ª unidade entregue pelo Governo do Estado à população alagoana.

“Esse Cisp é do tipo 1 e vai materializar a integração das polícias Civil e Militar. Nós lançamos automaticamente aqui a Força Tarefa de Segurança Pública e a delegacia passa a funcionar 24 horas por dia”, ressaltou o secretário da Segurança Pública, Lima Júnior.

Foi investido R$ 1,8 milhão na construção do Cisp de Marechal Deodoro. Os recursos são do Tesouro Estadual e vão garantir uma melhor infraestrutura para os policiais, além de facilitar o combate ao crime na região.

“Nós temos uma cidade com um potencial turístico muito grande e havia esse clamor da população pela instalação do Centro Integrado de Segurança Pública aqui. O governador atendeu nosso pedido”, acrescentou o prefeito.

Maternidade
Ainda durante a solenidade, o governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, autorizaram o início das obras de reforma da Casa Maternal Nossa Senhora da Conceição. O trabalho conta com investimento de R$ 500 mil e possui prazo para conclusão de quatro meses.

A nova Casa Maternal terá atendimentos voltados a partos normais, sem complicações, e contará com três leitos com assistência no pré-parto, parto e pós-parto.

“É um sonho antigo do deodorense de que as crianças voltem a nascer aqui na cidade. Nesse sentido, estamos adequando as instalações da maternidade à política pública do Programa Cria. Trata-se de um Centro de Parto Natural que contará com os equipamentos mais modernos existentes hoje no Brasil e terá como referência o Hospital da Mulher”, informou Ayres.

Por fim, o governador e o prefeito de Marechal Deodoro visitaram as obras de construção da Ponte da Estiva, que está em fase final de edificação. 

 

A Ponte da Estiva é uma obra de mobilidade muito importante para a integração da cidade. Será fundamental, sobretudo, nos períodos de chuva, quando aquela região fica alagada. Fizemos a ponte dentro das novas tendências da engenharia. A obra vai melhorar muito a vida das pessoas”, afirmou Renan Filho, lembrando que o Governo do Estado também está construindo uma escola em tempo integral no distrito de Massagueira, que ficará pronta em breve. 

 

/Agência Alagoas