https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra que novas manchas de óleo atingiram mais uma praia alagoana. Desta vez o poluente chegou a Praia Bonita, na Barra de São Miguel, litoral Sul de Alagoas. O vídeo foi divulgado neste sábado (12), mas o fato aconteceu na sexta-feira (12). Há registros também de óleo na Praia do Gunga, em Roteiro.

Ao Cada Minuto, o Instituto Biota de Conservação confirmou o fato registrado por um morador na Praia Bonita. Nas imagens é possível ver algumas manchas grandes de óleo próximo a faixa de areia.

Ainda segundo o Biota, manchas de óleo também foram registradas na Praia do Gunga. Sete tartarugas foram encontradas mortas no trecho entre Gunga é Jequié da Praia. Um dos animais estava com o casco oleado. Não há como confirmar que as tartarugas morreram devido ao óleo, pois não foi realizado exame de necropsia.

O Biota ressaltou que segue monitorando as praias do Sul de Alagoas, além de Coruripe e Feliz Deserto. A ação foi ampliada desde o início da semana, pois todos os dias foi registrado óleo em alguma das praias no trecho monitorado.

Na manhã deste sábado, várias manchas de óleo foram encontradas nas falésias da Praia do Gunga. O poluente já foi encontrado no mar de diversos municípios alagoanos, como Feliz Deserto, Maceió, Piaçabuçu, Coruripe, Paripueira, Roteiro, Barra de Santo Antônio, Marechal Deodoro, Passo de Camaragibe, Japaratinga e Barra de São Miguel.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis em Alagoas (Ibama-AL) recomenda que, ao encontrar manchas de óleo, deve-se evitar contato com o resíduo. No entanto, em caso de contato com a pele, a pessoa deve higienizar a área afetada com gelo ou óleo de cozinha. Em caso de ingestão, ou reação alérgica deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima.

Já no caso de encontrar um animal sujo de óleo, a recomendação é evitar contato com o mesmo, protege-lo do sol e, o mais importante, não devolver o animal contaminado ao mar.

Nos dois casos, também deve-se entrar em contato com órgãos ambientais, cujos contatos estão abaixo, e com a prefeitura.

IBAMA – AL: (82) 2122-8300 e 2122-8329

IMA/AL (whatsapp): (82) 8833-9397

Batalhão de Polícia Ambiental (BPA/AL): (82) 3315-4325

 

 

cadaminuto