https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Olá!
A organização mundial de saúde (OMS) define com saúde “um bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de afecções e enfermidades”. Direito social, inerente à condição de cidadania, que deve ser assegurado sem distinção de raça, de religião, ideologia política ou condição socioeconômica, a saúde é assim apresentada como um valor coletivo, um bem de todos.
Seria realmente possível vivermos em um estado de tamanha tranquilidade diante das condições postas pela (OMS) como condições de bem-estar?
Diante de questionamentos afirmo que não! Pois sempre há de lhe faltar algo na vida. É essa angústia gerada em um desenvolvimento tanto individual (Ontogênese) quanto coletivo (Filogênese), onde laços sociais são quebrados, onde somos rotulados, havendo uma constância, valoração do ser através do “Ter” e não do “Ser”, uma perspectiva evolucionista galgada em que, o ser humano nada mais, passa de ser Objeto (coisificado), reduzido ao que podemos fazer uso de seus fazeres, como usamos qualquer objeto diário, sem deixar que o sujeito transcenda as sua vicissitudes singulares e subjetivas. Diante do cerne que traz consigo uma perspectiva de um outro reduzido ao nada, é preciso que se volte as existências do “outro”, como sendo também o fazer do seu próprio ser, um olhar diferenciado daquele de rótulos, pois o outro tem muitas coisas de “MIN”, esse meu eu que sofre a falta, as angústia as melancolias, e toda a uma gama de sentimentos inerentes a pessoa HUMANA, e como também tratar todos os sentimentos e emoções abstraídos de um laço social infecioso, adoecido, por uma constante locomotiva inexorável onde o tempo e o ser são indivisível, o meu tempo não é o tempo das coisas nem muito menos o seu tempo, meu sentimento, minhas ideias, minhas lacunas são minhas e não do tempo, portanto não queiram vivenciar, o saúde como forma unívoca de uma sociedade angustiada, cada ser tem sua “estória”, sua particularidade é simplesmente sua.
Uma boa semana a todos!

SÉRGIO MARQUES DE OLIVEIRA SANTOS
PSICÓLOGO CLÍNICO
PÓS-GRADUANDO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E SAÚDE MENTAL
(82) 996193391