https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Apenas em Maragogi choveu 82 mm nas últimas 24 horas; previsão é de chuva durante todo o dia no estado

As chuvas que caem no estado desde o final de semana colocaram, pelo menos, três municípios da região Norte em estado de alerta pelo risco de deslizamento de terra. Matriz do Camaragibe, Porto de Pedras e Maragogi são as cidades com situação mais crítica, tendo esta última obtido um volume de chuva de 82 mm nas últimas 24 horas. 

“Essa região é onde a gente percebe que os acumulados de chuva são bastante significativos. Em Maragogi, por exemplo, já choveu, nas últimas 24 horas, cerca de 82 mm, o que é um volume considerável”, afirmou o meteorologista Vinícius Pinho, da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

A previsão é de mais chuvas durante o todo dia, principalmente, na região Norte e Zona da Mata. Em Maceió, nas últimas 12 horas, já choveu de 45 a 50 mm. A perspectiva é de presença de pancadas de chuva ou de chuva fina acompanhada de vento.

Sobre os bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, Vinícius disse que não foi emitido nenhum alerta com relação à evacuação.

“A Defesa Civil não emitiu alerta e as equipes estão trabalhando em estado de atenção. O monitoramento está sendo feito em parceria com a Sala de Alerta, mas, até o momento, não foi emitido nenhum alerta de evacuação, nada para essa região”.

Segundo ele, a junção de alguns fatores meteorológicos estão causando essa chuva intensa no estado.

“Nós temos os ventos de Sudeste com vento úmido, que transporta bastante umidade em direção à costa. Temos um outro sistema que se desloca desde a costa da África, que atinge o estado e atinge a costa leste do Nordeste do Brasil, que nós chamamos de ondas de leste e a junção desses fatores, junto a uma diminuição de pressão atmosférica próximo à costa, é o que vem provocando essa chuva com acumulado significativo, principalmente, no norte do estado”, explicou.

A Semarh também monitora os principais rios do estado, entre eles o Paraíba, Mundaú e Jacuípe, que têm histórico de inundação. Até o momento, eles se encontram no seu nível normal, apesar de uma pequena elevação.

“Mas, nada significativo, não há risco de transbordo dos principais rios. Claro, que há risco de transbordo em pequenos riachos, aqueles que, com qualquer chuva mais intensa, transbordam”.

 

gazetaweb