https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Fotógrafos de Boa Vista e um do Espírito Santo foram presos pela Guarda Nacional Bolivariana

rês fotógrafos brasileiros foram presos em Santa Elena, na Venezuela, na tarde dessa segunda-feira (19), informou nesta tarde a Comissão de Relações Fronteiriças da Assembleia Legislativa de Roraima.

Foram presos, segundo a Comissão, Luan José Soares Silva, de 27 anos, e Diego da Silva Veras, de 32, ambos de Boa Vista (RR), e Gabriel de Rezende Tavares Ferreira, 27, de Vitória (ES).

O Vice-Consulado do Brasil em Santa Elena informou que os três foram detidos pela Guarda Nacional Bolivariana (GNB) na aduana venezuelana, que fica a poucos metros de Pacaraima, cidade brasileira na fronteira.

Eles tiverem câmeras, lentes, um drone e todos os equipamentos apreendidos pela Guarda. Depois de presos, os três foram levados para o quartel da GNB em Santa Elena, onde passaram a noite e seguem detidos. A informação também foi confirmada pelo cônsul venezuelano que atua em Boa Vista, Faustino Torella Ambrosini.

“Eles estão sendo assistidos pelo Ministério Público da Venezuela e pelo vice-cônsul do Brasil em Santa Elena. Estão tranquilos, com comida, água. Só se está verificando porque eles estavam fazendo imagens de drone”, informou Ambrosini.

O cônsul venezuelano disse ainda que os três faziam imagens em uma área de segurança quando foram abordados. “Eles precisam explicar o que faziam com o drone na área proibida para fazer isso em Santa Elena.”

Procurado, o Itamaraty informou que o “Vice-Consulado do Brasil em Santa Elena do Uirén acompanha o caso e presta assistência consular cabível”.

Diante da situação, a Comissão da Assembleia informou que o Ministério das Relações Exteriores, o Consulado do Brasil na Venezuela, o Exército Brasileiro, através da Operação Acolhida, e o Consulado da Venezuela em Roraima, sobre o caso e pediu providências para que os fotógrafos regressem ao Brasil.

“Os brasileiros são fotógrafos e, segundo informações repassadas por seus familiares, estavam no país vizinho fazendo imagens sobre a crise na fronteira para veículos de comunicação nacionais, na condição de freelancer”, informou a deputada Ione Pedroso (Solidariedade), presidente da Comissão.

Segundo o Vice-Consulado do Brasil em Santa Elena, no quartel da Guarda os três estão bem, em uma sala, e alegaram ser turistas quando foram detidos.

 

 

*Com G1