https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Seguindo com a programação alusiva ao movimento Maio Amarelo 2019 – mês que busca conscientizar a população sobre o papel de cada cidadão no trânsito e chamar atenção para o alto índice de acidentes – guarnições do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), em conjunto com os agentes do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL), desenvolveram uma série de atividades relacionadas à Operação Lei Seca.

A primeira foi uma ação foi uma Blitz educativa seguida de palestra no Polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro, mais precisamente na fábrica de tubos e conexões Krona com a finalidade de orientar os motoristas que transportam os funcionários da empresa sobre a importância de respeitar a legislação de trânsito.

A segunda atividade consistiu em uma fiscalização na modalidade volante e aconteceu no bairro do Farol, em Maceió. Uma terceira ação aconteceu, desta vez, uma fiscalização na modalidade ponto fixo foi realizada na Avenida Júlio Marques Luz no bairro da Jatiúca.

Os trabalhos foram realizados na manhã, noite e madrugada do dia 17 para o dia 18 e contaram com o importante apoio da Equipe de Inteligência do Detran que resultou em: duas prisões por conduzir veículo automotor com a capacidade psicomotora alterada em razão do álcool com os testes (1.25mg/L, 0.94mg/L); uma recusa ao teste de alcoolemia (etilômetro) e dois testes de alcoolemia com resultado entre 0.05 a 0.33mg/L e um total de 253 testes realizados; 241 veículos foram abordados e seus condutores revistados; houve recolhimento de cinco CNH’s, confecção de 38 Autos de Infrações por diversas irregularidades de trânsito e ainda oito indivíduos que dirigiam sem possuir habilitação.

Dos cinco condutores autuados e retirados de circulação por situação alcoolemia, dois foram levados à delegacia por conduzir veículo automotor com a capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou outra substância psicoativa que determine dependência – condição prevista no Artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro.

Maio Amarelo
O slogan da campanha em 2019 é “Manifesto pela Vida” com a proposta de construir um alicerce entre todos os cidadãos para a promoção de um trânsito responsável. A ideia é agregar diversos grupos e movimentos sociais em defesa do manifesto pela mudança de comportamento e consciência no trânsito.

Durante o restante todo o mês de maio serão realizadas diversas ações educativas em municípios da capital e interior, além de eventos e palestras em colaboração com instituições parcerias. 

Assessoria PM