https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou a abertura municipal da Campanha Contra a Influenza. A ação foi realizada no Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro de Taperaguá. A abertura aconteceu na manhã desta sexta-feira (03).

Para mobilizar os deodorenses a ação levou o “Zé Gotinha” – personagem que atua nessas campanhas há mais de 30 anos, para que as crianças pudessem se entreter com o personagem e tomar a vacina.

O principal intuito da ação foi fazer um chamamento para que os deodorenses pudessem se interessar e entender que a vacinação não deve ser vista como um fato prejudicial, mas de prevenção, como conta a coordenadora de Imunização do município, Alda Rodrigues.

“As pessoas precisam entender que a vacina contra a Influenza tem o intuito de prevenir a população contra as doenças causadas pelo vírus. Então para que isso aconteça precisamos realizar ações como essa para que a população entenda essa importância”, explicou.

Ainda de acordo com a coordenadora, este ano a Prefeitura tem o foco principal em imunizar crianças e idosos, que são os públicos que menos se direcionam até as unidades para a imunização.

Em Marechal Deodoro a vacinação segue até o dia 30 de maio. No entanto, as unidades de saúde estarão vacinando até que tenha estoque disponível no município.

Dia D

O Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza acontece nesse sábado (04), em dez unidades de saúde de Marechal Deodoro, que são: PSF Poeira, PSF Tuquanduba, PSF Gislene Matheus, PSF Taperaguá, PSF Malhadas, PSF Francês, PSF Barra Nova, PSF Massagueira, e PSF Terra da Esperança/José Dias.

As unidades de saúde estarão abertas das 8h às 16h.

A doença

De acordo com a Agência Brasil, a influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais, sendo que há anos com maior ou menor intensidade de circulação desse tipo de vírus e, consequentemente, maior ou menor número de casos e mortes.

No Brasil, devido as diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer diferentes intensidades de sazonalidade da influenza e em diferentes períodos nas unidades federadas. 

 

 
PMMD