https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Moradores do município de Feira Grande, no Agreste alagoano, relataram ter sentido um tremor de terra na região, por volta das 23h30 da noite deste domingo (17). O caso repercutiu através das redes sociais. 

De acordo com uma moradora local, que conversou com o TNH1, ela escutou um estrondo seguido do tremor, que durou poucos segundos. A moradora informou que a população não percebeu prejuízos nas estruturas das casas após o ocorrido. 

A reportagem também procurou o 3° Batalhão da Polícia Militar e o quartel do Corpo de Bombeiros que atende a região do Agreste, mas nenhuma ocorrência foi registrada. 

No site do Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis/UFRN), que monitora tremores de terra ocorridos no Nordeste, o último registro foi feito no dia 14 de março, de uma ocorrência em Caraúbas, no Rio Grande do Norte.

Porém, o blog Sismos do Nordeste, administrado pelo LabSis/UFRN, mostrou que o primeiro evento, de magnitude preliminar estimada em 2.7 ocorreu às 23:17 do dia 17, e foi registrado por diversas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pela UFRN. O tremor foi sentido em Arapiraca e em diversas localidades do município de Feira Grande.

O segundo evento ocorreu hoje às 08:24 e teve magnitude preliminar estimada em 1.9. O tremor foi sentido em algumas localidades de  Feira Grande.

Tremor na Zona da Mata

O caso de Feira Grande se assemelha a um ocorrido em abril do ano passado, na região próxima aos municípios de União dos Palmares e Branquinha, na Zona da Mata. Segundo relatos da época, os moradores também ouviram um barulho semelhante ao de explosão antes de sentir a terra tremer. O motivo teria sido uma onda de impacto decorrente de uma detonação em uma mineradora próxima ao local. 

 

 

tnh1