https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Em tempos de fake news a denúncia contra o secretário da Fazenda, George Santoro, além de não viralizar nos grupos de Whatsapp e redes sociais, não ecoou. A principal razão é o clima pós eleição. Sem pleito não há adversário, não há alvo a ser atingido.

O governador Renan Filho, que atua em tempo real com Santoro, diz acreditar na idoneidade e capacidade dele… e só. Deputados, senadores e opositores ao grupo liderado pelo MDB silenciaram sobre o assunto, que coloca em evidência o responsável direto pelo sucesso do ajuste fiscal que colocou Alagoas num estágio de segurança financeira, possibilitando uma série de investimentos com recursos do Estado.

Em tempos onde as notícias “fake” e “real” duelam pela dianteira, o fato de a Justiça do Rio de Janeiro ter acatado a denúncia do Ministério Público daquele estado contra George Santoro não foi suficiente para deixá-lo na berlinda (por aqui).

Uma fonte próxima de Santoro diz que ele está tranquilo e pronto para seguir a linha de defesa. O secretário alagoano é um dos quatro acusados, pelo MP do Rio de Janeiro, de usufruto irregular de benefícios fiscais sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) desde 2008. A época ele era subsecretário da Receita da Secretaria de Estado de Fazenda.
 
 Sobre o assunto o prefeito do Pilar, Renato Filho, resolveu se pronunciar. “Agentes públicos ordenadores despesas, a exemplo de prefeitos, secretários e governadores, por exemplo, muitas vezes têm seus nomes levados à berlinda sem que tenha havido a participação ou mesmo a intenção no dolo com o erário. Pela capacidade profissional, pelo empenho e dedicação que tem demonstrado à frente da Secretaria da Fazenda e pelo respeito e confiança que o governador Renan Filho tem por ele, tenho certeza que o secretário Santoro não tem nada a ver com a denúncia. Aliás, aqui no Brasil primeiro as pessoas são expostas a situações desse tipo e quando o processo acaba e o denunciado é inocentado dificilmente a repercussão é a mesma. A imprensa alagoana e os críticos parecem ter entendido que denúncia, em muitos casos, não significa culpa”, explica Renato Filho.

O depoimento do prefeito pilarense, que contabiliza aprovação da gestão na casa dos 90%, segundo os institutos TDL e Ibrape, é oportuno porque muitas vezes todo o trabalho eficaz e comprometido com a lisura é colocado na vala, justamente porque a verdade dos fatos só vem à tona no final do processo – que geralmente demora muito – deixando o acusado na condição de condenado – sem veredicto.