https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Concessão do aeroporto deverá ocorrer na primeira quinzena de março do próximo ano, prevê governo

presidente Michel Temer lançou nesta quinta-feira, 29, em solenidade no Palácio do Planalto, o edital para concessão do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Alagoas, que deve ocorrer na primeira quinzena de março do próximo ano, já que o prazo para realização do leilão é de, no mínimo, 100 dias a partir da publicação do edital.

Além do aeroporto alagoano, editais lançados hoje também contemplam a concessão dos aeroportos do Recife (PE), Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Juazeiro do Norte (CE), Campina Grande (PB), Cuiabá, Rondonópolis, Alta Floresta e Sinop (MT), Vitória (ES) e Macaé (RJ).

Os documentos preveem que sejam os doze aeroportos sejam licitados para concessão à iniciativa privada de uma vez,  divididos em três blocos. Juntos, esses terminais recebem, por ano, 19,6 milhões de passageiros e respondem por 9,5% do mercado nacional de aviação.

Segundo dados Superintendência de Desenvolvimento Aeroportuário da Infraero, o aeroporto alagoano tem capacidade para receber 5,3 milhões de passageiros por ano. Em 2017, passaram pelo Zumbi dos Palmares 2,068 milhões de passageiros, sendo 1,887 milhão deles domésticos. Ao todo, 17.954 aeronaves – entre pousos e decolagens – passaram pelo aeroporto no período.

Os projetos foram lançados no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Além dos doze aeroportos, estão previstas para o primeiro semestre de 2019, a concessão de quatro terminais portuários e a Ferrovia Norte-Sul. A expectativa do governo é que os certames gerem uma arrecadação de R$ 4,5 bilhões aos cofres e investimentos de R$ 6,4 bilhões nos próximos anos.

Durante o lançamento dos editais, o presidente  Michel Temer afirmou que a modernização da infraestrutura brasileira é uma oportunidade de gerar mais crescimento no País, atraindo mais investimentos, emprego e renda para as famílias. “O Estado não deve fazer tudo, o que deve haver é a interação com a iniciativa privada”, disse Temer, durante a cerimônia no Palácio do Planalto

 

fonte Gazetaweb