https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

As tempestades e ventos fortes já assolam o País europeu há mais de uma semana

As tempestades que atingem diversas regiões da Itália há mais de uma semana já causaram 29 mortes e danos em várias cidades do país nos últimos dias, conforme informou hoje (4) o primeiro-ministro, Giuseppe Conte. “O vento e as fortes chuvas causaram vítimas e severos danos. O balanço já era trágico nos dias anteriores: 17 mortos, famílias evacuadas e territórios inteiros destruídos. As chuvas das últimas horas, especialmente na Sicília,12 novas mortes e um desaparecido”, escreveu Conte em seu perl do Facebook.

O primeiro-ministro da Itália visitou neste domingo a Sicília, onde, na última madrugada, como consequência das tempestades, morreram 12 pessoas, entre elas três menores em Palermo e Agrigento. As autoridades italianas ainda buscam outro desaparecido na região. Estado de emergência Conte anunciou que convocará uma reunião de ministros na próxima semana para decretar o estado de emergência nas regiões mais afetadas, após a qual “o governo alocará os primeiros recursos e adotará as intervenções necessárias”. 

O ministro italiano do Interior, Matteo Salvini, visitou neste domingo a região do Vêneto, região do norte do país que, junto com a Ligúria, mais danos sofreu após uma semana de chuvas incessantes. Salvini conrmou em entrevista coletiva que o governo italiano, formado pelo Movimento Cinco Estrelas e a Liga, mobilizará 250 milhões de euros para ajudar as regiões afetadas, mas deixou claro que buscará mais verba porque “são necessários cerca de 40 bilhões de euros para proteger o território nacional”. 

O Departamento de Proteção Civil da Itália informou que seis regiões permanecem em alerta laranja pelas chuvas: Vêneto, Friuli-Venezia Giulia e Emilia-Romagna, no norte, e Calábria, Sicília e Sardenha, no sul.

 

Por Agência EFE