https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

O encerramento de 100% dos lixões em Alagoas rendeu homenagens aos prefeitos alagoanos por terem colocado o Estado em atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Para chegar a este posto, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) adotou um planejamento que culminou na aprovação da Lei 7749 de 13/10/2015, que dispõe sobre a Política Estadual de Resíduos Sólidos e Inclusão Produtiva.

O resultado de todo esse esforço foi finalizado em 25 de maio deste ano quando no município de Penedo o último lixão em atividade no estado foi encerrado. Com isso, Alagoas foi o primeiro estado do Nordeste a estar em conformidade com a lei e o terceiro do país.

Agentes importantes no fim dos lixões, os gestores municipais receberam homenagens do governador Renan Filho e do titular da Semarh, o secretário Alexandre Ayres, e do deputado federal Marx Beltrão. O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) Hugo Wanderley e representantes dos consórcios públicos intermunicipais representaram as gestões municipais.

“Alagoas celebra este marco histórico porque até o final de 2014, apenas Maceió havia encerrado seu lixão. Foi preciso coragem para enfrentar esse grande desafio, atuando em conjunto com os municípios, além de aprovar uma a lei da política de resíduos. A partir deste planejamento, Alagoas fechou todos os lixões em menos de quatro anos” relatou o secretário.

O governador Renan Filho disse, em seu discurso, que Alagoas vira a página de retrocessos, pois os lixões encerrados representam avanços na política ambiental e de saúde.

Homenageados

As homenagens prestadas pelo Governo de Alagoas foram entregues aos municípios de Barra de Santo Antônio, Coqueiro Seco, Paripueira e Rio Largo, representantes da região Metropolitana. Campestre, Colônia Leopoldina; Flexeiras; Jacuípe; Japaratinga; Joaquim Gomes; Jundiá; Maragogi; Matriz de Camaragibe; Passo de Camaragibe; Novo Lino; Porto Calvo; Porto de Pedras; São Luís do Quitunde; e São Miguel dos Milagres, localizados na região do Litoral Norte.

Os municípios de Belo Monte; Cacimbinas, Canapi; Dois Riachos; Jacaré dos Homens; Jaramataia; Major Izidoro; Ouro Branco; Palestina; Poço das Trincheiras; Água Branca; Delmiro Gouveia; Inhapi; Mata Grande; Olho d´Água do Casado; Pariconha; e Piranhas, situados no Sertão alagoano.

Também receberam as homenagens Branquinha; Cajueiro; Capela; Chã Preta; Ibateguara; Murici; Paulo Jacinto; Pindoba; Santana do Mundaú; São José da Laje; União dos Palmares; e Viçosa, da região da Zona da Mata.

Na região Agreste, as gestões municipais homenageadas foram Belém; Campo Grande; Estrela de Alagoas; Feira Grande; Girau do Ponciano; Maribondo; Minador do Negrão; Olho d´Água Grande; Palmeira dos Índios; Tanque d´Arca e Traipu.

E na região Sul, as prefeituras de Anadia; Boca da Mata; Campo Alegre; Coruripe; Feliz Deserto; Igreja Nova; Jequiá da Praia; Junqueiro; Penedo; Piaçabuçu; Porto Real do Colégio; Roteiro; São Brás; São Miguel dos Campos e Teotônio Vilela.

Vale lembrar que 26 municípios já receberam as homenagens na primeira etapa dos fechamentos dos lixões em 2016 na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

 

SEMARH ASCOM