https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Ouvi a frase, pela primeira vez, de Renan Calheiros, dita ao então prefeito Cicero Almeida, em 28 de junho de 2012, durante a inauguração da Avenida Pierre Chalita.

Renan disse: “Sabe por que o Cícero é o melhor prefeito de Maceió, em todos esses anos? Porque tem contrariado interessesParabéns, Cícero!”.

A frase de Renan elevou a autoestima do prefeito de Maceió, seis meses antes de finalizar seu segundo mandato. Politicamente, Cícero sofria com a ofensiva de ex-aliados, estava enrolado com denúncias na justiça e era tratado como rolete chupado, por muitos que se locupletaram por oito anos.

Sinceramente não tenho a mínima noção se Cícero alcançou o que Renan disse, mas depois daquela noite elepassou a utilizar um novo tom, até entregar a prefeitura de Maceió de mãos e pés beijados a Rui Palmeira.

Agora quem diz que Marx está contrariando interesses sou eu. Claro que falo sem nenhuma autoridade, mas com algum conhecimento de como se faz política profissional.

Ficaram pelo caminho
Teotonio
 desistiu da disputa ao Senado por algum motivo. O mesmo serve para RonaldoMarx, não, em março de 2016, quando o staff nacional do PMDB reuniu toda tropa do partido no Hitz Lagoa da Anta, o deputado – ainda inexperiente para surfar altas ondas em Brasília – que nem sonhava em ser ministro, deu um tom desafiador sobre 2018: “Me perguntam se vou sair do PMDB. Eu digo que não tenho motivo. Fui eleito duas vezes prefeito de Coruripe e deputado federal por este partido. Meu projeto, os mais próximos já sabem, é o Senado. Se eu tiver resguardado o direito de disputar uma das duas vagas ao lado do senador Renan não há motivo algum para que eu deixe o PMDB”.

Na mesa de honra daquele evento estavam Renan, Renan Filho, Temer, Padilha e Moreira Franco. Não há outro adjetivo a dizer: No dia 3 de março de 2016, Marx Beltrão foi ousado.

Dois anos e três meses depois daquele episódio ousado Marx Beltrão ganhou experiência e ampliou bases, mantendo o discurso de união e lealdade aos líderes do MDB. É importante que aliados e adversários compreendam e aceitem a transformação e o fortalecimento de Marx. Se ele desistir, por ceder a interesses, será covarde, não pela desistência, mas com um exército que também contrariou interesses para ficar do seu lado.

Diferenças
O melhor comparativo da jornada de Marx continua sendo com Maurício Quintella, também pré-candidato ao Senado. Perceba a diferença entre contrariar interesses e ter interesse. O ex-ministro do Turismo segue o scriptque vem sendo ensaiado há mais de dois anos. Já o ex-ministro dos Transportes rasgou os scripts, da reeleição e da disputa à Prefeitura de Maceió, em 2020. Marx pode pagar caro pela ousadia e Maurício, pelo entusiasmo de estar do lado mais forte (do momento). 

Em tempo:
Renan e Renan Filho estão jogando o jogo da vitória. Fazem política profissional. O líder do MDB entendeu que o caminho menos turbulento é com Mauricio ao seu lado.

Marx trabalhou silencioso e fez sua parte. Sabe por que ele não quer briga com o MDB? Porque sabe do que não sabemos.

Esqueça as paixões. Política profissional é um espetáculo.