https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou nessa quinta-feira (17) os certificados do primeiro curso do Programa Qualifica, que visa capacitar os servidores municipais.

O primeiro curso do Programa teve como tema o Desenvolvimento de Líderes e foi voltado para diretores e enfermeiros de todas as Unidades de Saúde. Durante cinco encontros, os servidores puderam agregar seus conhecimentos para melhor contribuir com a saúde pública.

Além disso, o intuito do curso foi garantir que os profissionais tivessem noções de gestão, gerando maior entrosamento entre as equipes para que o foco das unidades sejam somente a qualidade no atendimento à população.

De acordo com o psicólogo e Especialista em Psicologia e Comportamento Organizacional, Bresser Diniz, as diretoras e enfermeiras que participaram deste primeiro módulo, foram evoluindo de acordo com os encontros.

Para o secretário de Saúde de Marechal Deodoro, Aérton Lessa, o objetivo maior do Qualifica e fazer com que cada um conheça seu potencial.

“Nós tínhamos uma saúde municipal que há 20 anos não recebia nenhuma capacitação, então a gestão sentiu essa necessidade de capacitar os nossos servidores. Nós começamos com os diretores e enfermeiros da rede municipal, e na próxima semana vamos iniciar com os enfermeiros e técnicos das UBS que vão se reunir duas por semana”, explicou.

“O propósito do módulo de Desenvolvimento de Líderes foi gerar neles as competências, habilidades e atitudes que um líder precisa ter para gerir pessoas. Nós realizamos bastante dinâmicas, trouxemos simulação da realidade das Unidades de Saúde para a sala de aula. Pude notar que durante todos esses encontros, elas foram se desenvolvendo em cada um deles”, disse.

Para a diretora do Programa de Saúde da Família da Rua Nova, na Massagueira, Maria Luciene, este curso foi para ela muito gratificante, porque pôde conseguir entender e solucionar alguns problemas nas equipes.

“Conhecimento nunca é demais e o professor Bresser foi incrível com a gente, ele trouxe situações da nossa realidade e fez a gente enxergar que devemos tentar melhorar a cada dia, para que possamos atender melhor o nosso público. Além de saber lidar e trabalhar com os funcionários. O que aprendemos aqui, vamos levar todos os dias para o nosso trabalho”, disse a diretora.

Próximo curso

Na próxima quinta-feira (24), terá início um novo curso, que será o Desenvolvimento de Equipes. Desta vez com os agentes e técnicos de saúde, com ações mais especificas e voltadas para o atendimento aos deodorenses. Ao total serão nove encontros que acontecerão pela manhã e tarde com duas Unidades de Saúde em cada quinta-feira.

 

PMMD