https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif
Como parte da programação cultural do Arraiá da Primeira Capitá – Festa Junina de Marechal Deodoro, e com o intuito de resgatar a cultura de cenários nas festas juninas das comunidades de Marechal Deodoro, a Secretaria Municipal de Cultura, iniciou a confecção e montagem da Vila Forró, no Largo de Taperaguá.
 
A Vila Forró é uma das grandes novidades do Arraiá da Primeira Capitá. Além de garantir que as pessoas possam utilizar o cenário para fazer fotos, relembrando as características das casas do Centro Histórico e do Bairro de Taperaguá, o espaço será centro da Praça de Alimentação, com vendas de comidas e bebidas e animada muito forró pé de serra. O local também será palco de apresentações culturais, como as tradicionais quadrilhas juninas.
 
Com a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim de fundo, a estrutura cenográfica conta com 12 faixadas de casas, uma mercearia, uma delegacia e dois bares temáticos, onde funcionarão dois bares reais. Além disso, a Vila Forró fica afastada do palco principal, e com passagem livre para dar acesso aos interessados em passear por todo o espaço onde acontecerá o Arraiá da Primeira Capitá.
 
Durante os quatro dias de festa, a Vila Forró terá apresentações culturais e grupos de forró pé de serra nos intervalos dos shows no palco principal.
 
Apresentações Culturais
 
As apresentações serão realizadas pelo grupo Terra dos Marechais, formado pela Secretaria Municipal de Cultura, Associação dos Idosos de Marechal Deodoro e também a Quadrilha Balanço do Maturo façam suas apresentações no centro da Vila Forró, para que o público que estiver em ambos os lados possa prestigiar as apresentações. Já o forró pé de serra vai se apresentar em um palco, de fundo para a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim.
 
O intuito das apresentações é resgatar as tradições antigas dos forrós que aconteciam no município, com apresentações culturais de quadrilhas e sanfoneiros que animavam as festividades juninas das comunidades de Marechal Deodoro.
 
De acordo com o Secretário de Cultura de Marechal Deodoro, Diego Lima, antigamente no município, os bairros e povoados tinham festejos juninos com vilas temáticas, e o intuito da Vila Forró do Arraiá da Primeira Capitá é resgatar isso.
 
“Com a Vila Forró, nós iremos fazer o resgate desses cenários que tinham em Marechal Deodoro, antigamente. No bairro da Poeira, por exemplo, tínhamos um cenário com casa de farinha, e pessoas de diversas comunidades iam prestigiar as apresentações. Então, um dos intuitos desse São João na gestão do prefeito Cacau é esse, resgatar a cultura nos bairros, colocando isso no Arraiá da Primeira Capitá, explicou.
 
Terra dos Marechais
 
O Grupo Cultural Terra dos Marechais é promovido pela Secretaria de Cultura, junto com os alunos da rede municipal, que durante todo o ano irão realizar apresentações de acordo com as manifestações culturais ao longo do ano. O lançamento do Terra dos Marechais será na Vila Forró, com quadrilha e xaxado e as próximas apresentações serão feitas ao longo do ano.
 
PMMD