https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Que a profissão professor é uma das mais importantes do mundo isso ninguém duvida.

Mas, que respeito temos hoje aos educadores que temos em nossa sociedade atual? Ao meu ver a educação em algum momento no Brasil perdeu o foco de ser um processo de evolução e conhecimento. para se tornar apenas um investimento em mão de obra barata e cabeças não pensantes. Isso podemos levar em conta os investimentos pífios em educação e os desvaneios vistos país a fora contra os profissionais.

Falta estrutura, falta melhores salários, falta valorização e principalmente uma politica nacional de educação que seja eficiente. Além disso, professores precisam de representação, coisa que tenho visto com certa frequência, é sindicatos, por meios políticos usarem os seus representados como meio de massa de manobra (leia-se: Marechal Deodoro). O que vimos ocorrer na ultima eleição em nosso município foi desastroso, ganancioso e muito bem orquestrado. Uma greve que chegou ao fim com um “novo” prefeito eleito, reajuste nunca cumprido pela atual gestão e melhorias que também não vieram para as escolas.

Não vamos pensar que isso acontece só na antiga capital de Alagoas, muito lugares acontecem essas manobras politicas para favorecimento de um grupo. O que me assusta são os professores, pessoas capacitadas, aceitarem isso calados e serem comandados por muitas vezes gente tão despreparada.

A educação tem a possibilidade de mudar o mundo, mudar as pessoas e faze-las evoluir. Mas pra isso profissionais e estrutura devem ser tratados com prioridade! Não podemos culpar o mau rendimento do Brasil pelos profissionais que temos, a educação brasileira deve ser reformulada e os profissionais muitos mais reconhecidos pela bravura de encarar as salas de aula lotadas com estudantes de diferentes culturas e “mundos”.

A educação merece sim ser homenageada… Mas merece muito mais ser tratada como deveria!