https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

O 57º Encontro Nacional dos Departamentos Estaduais de trânsito, promovido pela Associação Nacional dos Detrans (AND), durante a semana em Brasília, certamente será um marco para a gestão de Antonio Carlos Gouveia, presidente do Detran-AL e da AND.

Em três dias de discussões o anúncio do projeto NÓS SOMOS O TRÂNSITO, que será apresentado em setembro, na Câmara Federal, durante solenidade comemorativa pelos 20 anos do Código de Trânsito Brasileiro (CBT), foi o ápice do evento, que contou com representantes dos Detrans do país, da Polícia Rodoviária Federal, Ministério da Justiça e da Associação Brasileira dos DERs.

Um dos destaques do evento foi o 1º Encontro Nacional das Operações Lei Seca. O tenente Emanuel Costa, que coordena as operações em Alagoas, foi mediador dos painéis e mostrou os procedimentos que têm garantido o respeito da sociedade no Estado e o reconhecimento nacional.

Diante do autor do projeto que criou a Lei Seca, deputado Hugo Leal (PSB/RJ), o presidente da AND e o coordenador alagoano detalharam sobre a mudança de comportamento dos condutores, os modelos de abordagens, a aplicabilidade das normas como objetivo educativo, a tecnologia em favor da fiscalização no trânsito, resultados e os dados oficiais que comprovam a redução de acidentes ocasionados pelo uso de bebidas alcoólicas no trânsito. Esse 1º encontro nos proporcionou um equilíbrio das ações que são sempre em benefício da sociedade, com redução de acidentes e preservação de vidas. Essa é a proposta que nós traçamos nesse primeiro momento, firmando um compromisso que com certeza trará grandes resultados positivos para todos que lutam por um trânsito mais seguro e humanizado”, destaca Emanuel Costa.  

O sucesso do 57º Encontro Nacional dos Departamentos Estaduais de trânsito pode ser visto no compromisso firmado. No caso da Lei Seca, foi aprovada a criação de uma comissão representativa e de um fórum permanente de discussão das operações, que será composta por representantes de Alagoas, Distrito Federal, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Tivemos momentos que certamente serão embrionários para que tenhamos um trânsito mais seguro, em nível de Brasil. Houve discussões importantíssimas, mas o mais importante foi ter a certeza do compromisso de todos os envolvidos. O trânsito é uma preocupação nacional, mas temos um plano, também nacional, para não apenas salvar vidas, mas através da educação, fazer com que as futuras gerações sejam muito mais esclarecidas sobre os direitos e deveres no trânsito. É neste contexto que o NÓS SOMOS O TRÂNSITO vai iniciar um novo conceito de sociedade consciente e participativa”, enfatiza o presidente da AND e do Detran/AL,Antônio Carlos Gouveia.