https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Apesar de Marechal Deodoro ser uma cidade histórica faz se necessário entender que no processo de ocupação e povoamento, assim como todo espaço no país, é responsável por acolher a população que se apresenta nas mais diversas condições e situações.

Precisamos revindicar melhores condições de salubridade em defesa de uma vida de melhor qualidade para todos, dai a importância do engajamento dos diversos segmentos da sociedade.

Com relação as nossas edificações civis em termos do conjunto edificado, ainda predominam as edificações que mantêm o alinhamento com cumeeira paralela à rua, cobertura em madeira e telha de barro com beirais simples de caibros ou dobrados, em ‘eira e beira’, ou mesmo cornijas. Algumas apresentam platibandas com detalhes em relevo e pintura em destaque. É frequente a cada dia a substituição de cobertas em madeira por laje nervurada, bem como a modificação na parte interna dos vãos e ainda substituição de esquadrias em madeira no padrão por portas e janelas de ferro ou mesmo de madeira, em desenho contemporâneo. Os sobrados existentes, concentrados na área central, sobretudo na Rua do Comércio e em volta do largo de São Francisco, quase não apresentam alterações construtivas, pela longa condição de desuso ou apenas uso parcial do piso térreo.

São inúmeros os desafios que encontramos para trabalhar a modernização sem descaracterizar nosso patrimônio,por isso da necessidade da participação para que tenhamos no final das contas uma adequação equilibrada.

Gostaria de chamar a atenção de todos para as problemáticas relacionadas a mobilidade social, esta que tem sido a maior de todas as limitações para os portadores de doenças que exigem de alguma forma o uso de cadeiras de rodas,muletas entre outros. Na verdade não existe um trabalho desenvolvido para este fim, nos distanciando cada vez mais dos possíveis avanços para que os deodorenses desfrutem de maior conforto no que diz respeito a sua locomoção.

Fui questionado por um amigo sobre a falta de sinalização, citou pintura de quebra molas, faixas orientando e advertindo o condutor, espaços para os ciclistas,e condições dos asfaltos. Em resposta disse que ainda não temos governantes preparados,envolvidos e dispostos a cuidar da população, com isso os órgãos instituídos para fortalecer esse processo de construção coletiva também tem o mesmo entendimento.

O que nos resta é entrar no processo e trabalhar a melhor forma de mostrar que além da necessidade de termos essa condição atendida é dever deles implementar nas comunidades melhores condições de bem estar, isso sim é representar o povo!

Quanto custa uma multa? Uma manutenção de um transporte automotivo, de um acidente com e sem vítimas ? Entre tantas outras ocorrências que acontecem pela negligência e desrespeito dos nossos gestores.

Seria incapacidade, desrespeito, insensibilidade ????