https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

A frase do experiente Lula Cabeleira, ex-prefeito de Delmiro Gouveia, pelo Facebook, é perfeita, neste momento, para os gestores municipais.

Acabou a folia, desculpas e choro de vencedor. A política é uma das poucas, senão a única arte, onde o vencedor chora e passa meses reclamando do antecessor – que ele derrotou.

A estes escrevo uma frase muito bem aplicada na política: Quem perdeu, que procure; quem venceu, que sorria.

Deveria ser assim, mas os vitoriosos, quando derrotam o grupo opositor, fazem o contrário. Depois da festa da vitória iniciam o chororô, decretam estado de emergência, de calamidade e vão à imprensa dizer que o cofre está vazio e os fornecedores batendo à porta. É regra.

Quando a vitória tem o apoio do prefeito (a) que deixou o cargo, o chororô vira o motivo número 1 do racha. “Eu não sabia que estava assim. A Prefeitura está quebrada”, alardeiam. Também é regra para que se tornem ex-aliados, já nos primeiros meses de administração.

Também é regra que todas as desculpas se esgotem na folia de carnaval. Em Alagoas e no Brasil, historicamente, o ano só começa depois da festa de momo.

Por fim, Lula Cabeleira, ex-caminhoneiro, de pouca leitura, consolidou-se como exímio administrador. Delmiro, em suas administrações, foi um exemplo na limpeza urbana e segurança, com uma guarda municipal extremamente equipada, treinada e eficiente. Foi um dos poucos a deixar dinheiro na conta, salário em dia e fornecedores sem nada a receber.

Não é campanha para Lula Cabeleira, com quem não mantenho a mínima relação. É que o alerta dele, ao prefeito Padre Eraldo, serve perfeitamente para os gestores que choram lágrimas de crocodilo.

Passada a folia é hora de mostrar quem tem capacidade de administrar.