https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

107267_ext_arquivo

As notas de Alagoas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)estão entre as piores do país pela terceira vez consecutiva. Em 2015, no entanto, os resultados apresentaram uma pequena melhora.

Entre os municípios, Maragogi, Porto Real do Colégio, Campo Grande, Olho D’Água Grande e Porto de Pedras apresentaram as piores notas do estado para os anos iniciais e finais do ensino fundamental, que é de responsabilidade das prefeituras. Por outro lado, Jequiá da Praia eJunqueiro lideram o ranking em Alagoas.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (8) pelo Ministério da Educação (MEC). O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública, uma espécie de nota, e é divulgado a cada dois anos.

Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho no Saeb/Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.

Com relação aos anos inciais do Ensino Fundamental, Alagoas aparece com nota 4,7, a 5ª mais baixa do Brasil.

Nos anos finais do Fundamental, o resultado é ainda mais baixo. Alagoas ficou com nota 3,5, no último lugar do ranking. A situação se repete no Ensino Médio. O estado empatou com Bahia e Pará com nota 3,1.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou ao G1, por meio de nota, que Alagoas cresceu 0,6 nos anos iniciais, 0,4 nos finais e 0,2, no ensino médio. Isso, ainda segundo a assessoria, significa que nos anos iniciais o estado foi o segundo que mais cresceu em qualidade de ensino.

Municípios
Segundo o levantamento divulgado, com relação ao 5º ano do Ensino Fundamental, Maragogi ficou com nota 3,2, abaixo da meta que era de 3,6. O resultado ainda é maior do que o registrado em 2013, quando o município alcançou nota 2,9.

A nota mais alta no estado para os anos iniciais do Fundamental ficou com Jequiá da Praia, que obteve 6,8. A meta para o município era 4,1. Com relação ao último IDEB, realizado em 2013, o índice subiu em um ponto.

Os outros 4 municípios com notas mais altas no estado com relação ao 5º ano são Coruripe (6,5),Campo Alegre (6,0), Teotônio Vilela (5,7) e Junqueiro (5,6). Maceió alcançou nota 4,4, e Arapiraca, 4,6.

Com relação aos alunos do 9º ano, Porto Real do Colégio, Campo Grande, Olho D’Água Grande e Porto de Pedras empataram com 2,1, bem abaixo das metas estipuladas para eles.

Com relação aos demais municípios nessa mesma categoria, o ranking é liderado por Junqueiro, com nota 4,6, maior do que a meta estipulada, que era de 3,8. O número também é maior do que o registrado em 2013, quando fechou com 3,2.

Logo em seguida, surgem os municípios de Teotônio Vilela (4,6), Campo Alegre (4,5), Coruripe (4,4) e São José da Laje (4,1). Ainda no interior, Arapiraca alcançou a meta de 3,7 pontos. Maceiófechou com 3,7.

Procurada, a assessoria de comunicação da prefeitura de Maragogi ficou de se posicionar sobre o caso. A reportagem entrou em contato com a assessoria em Porto de Pedras, mas não obteve resposta. As prefeituras de Porto Real do Colégio, Campo GrandeOlho D’Água Grande não responderam às ligações.

Colégio Estadual
Entre os colégios estaduais, a maior nota ficou com o Colégio Tiradentes, da Polícia Militar. A unidade de ensino apresentou nota 6 para o 5º ano, ultrapassando a meta, que era de 5,7. O 9º ano ficou com 4,6, abaixo da meta de 5.

fonte;G1