Neta de Lula quer ser a nova cara do Partido dos Trabalhadores

2011-402276040-2011072762796.jpg_20110727

RIO — As menções ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava-Jato e a impopularidade do PT não inibem a estudante de psicologia Maria Beatriz da Silva Sato Rosa, de 20 anos. Secretária de Juventude do PT de Maricá (RJ), a neta mais velha do petista adotou o nome Bia Lula e usava, até a semana passada, a imagem do avô, inclusive na foto de seu perfil no WhatsApp, na qual os dois apareciam abraçados.

Integrantes do partido afirmam que o prefeito petista de Maricá, Washington Quaquá, quer transformar a neta de Lula na “nova cara do PT”. Quaquá também tentou emplacar uma candidatura de Lurian, mãe de Bia, à sua sucessão. O candidato, porém, deve ser o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Solidário do Rio, Fabiano Horta.

Quaquá, no entanto, diz não ter planos eleitorais para Bia:

— Ela está militando na política agora, e militância não significa necessariamente candidatura. Ela tem feito trabalho social no Minha Casa Minha Vida, trabalho comunitário e de juventude.

Para o secretário estadual da Juventude do PT do Rio, Ronald Sorriso, o partido precisa de renovação política:

Publicidade

— Ela pode ser uma das novas caras do partido, que sempre foi múltiplo. Vamos precisar de quadros como ela, mas não só dela — disse Sorriso, que conhece a neta de Lula desde junho.

Sorriso contou que Bia participou, na última terça-feira, no Rio, de ato da Central Única dos Trabalhadores (CUT) contra o impeachment da presidente Dilma.

Namorado de Bia, Felippe Miranda disse que ela milita no PT desde os 14 anos e que pretende disputar algum cargo eletivo:

— Ano que vem não, está muito em cima. Depois, sim, com o nome mais visto — disse ele, que trabalha na Secretaria de Cultura de Maricá.

Pessoas próximas de Lula afirmam que o avô é um “ídolo” para Bia. Ela o procura sempre que vai a São Paulo. O entorno do ex-presidente, no entanto, não demonstra entusiasmo com eventual carreira política da secretária de Juventude de Maricá.

— Ela precisa se preparar mais para fazer política, que é um jogo muito difícil. Tem que ter discernimento. O avô é o ídolo dela, mas não pode fazer política só por conta disso. Tem que ter compreensão do porquê, de qual é o objetivo — disse uma pessoa próxima a Lula.

No aniversário de 70 anos do ex-presidente, em outubro, Bia escreveu numa rede social: “Um dia ainda vou ser um pouquinho igual a você e vou dar muito orgulho”. Em outra ocasião, quando Lula deu uma entrevista na TV, ela o chamou de “barbudo lindo”.

Publicidade

O crescente protagonismo de Bia, que ganhou destaque no 3º Congresso Nacional da Juventude do PT, no final do mês passado, causa incômodo em setores do partido. Na ocasião, ela defendeu, como modelo para o país, a tarifa zero em ônibus municipais, adotada pela prefeitura de Maricá, onde é secretária de Juventude do PT.

— O partido não tem tradição em dar destaque a filhos de lideranças políticas. As pessoas simplesmente não topam. Para ser alguém no PT, tem que ralar e convencer os outros. É quase uma seleção natural de quadros políticos — disse um petista.

A neta de Lula marcou e confirmou uma conversa com O GLOBO, mas não compareceu. Um emissário foi ao local combinado dizer que ela tinha passado mal. Seis dias depois, Bia entrou em contato para dizer que, por problemas de saúde, não daria entrevista e sugeriu remarcar “depois um pouco”. Quatro dias depois, a jornalista respondeu: “Oi, Bia, espero que esteja melhor. Eu estou fazendo um perfil seu, a pedido do jornal, que está previsto para ser publicado no próximo domingo. Estou à sua disposição se você quiser falar. Abraço, Fernanda”. A neta de Lula acusou a repórter de assédio e, distorcendo essa mensagem, afirmou que a jornalista disse que iria “publicar uma matéria a meu respeito, eu querendo ou não”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.