Justiça nega liminar e mantém Celso Luiz afastado do cargo

13882440923791A desembargadora Elisabeth Carvalho indeferiu o pedido de suspensão de liminar interposto pela defesa do prefeito afastado de Canapi, Celso Luiz, para que ele retornasse ao cargo. A decisão foi proferida na última sexta-feira (26).

A defesa do prefeito afastado entrou com um pedido para suspender a ação interposta pelo Ministério Público Estadual que pedia o afastamento de Celso Luiz do cargo pelo prazo de 180 dias. No pedido, a defesa argumenta que a ação que afastou Celso da prefeitura foi fruto de ação política de adversários para “macular a imagem e honra do requerente”. No pedido, a defesa sustenta ainda que em três anos de mandato não houve qualquer incidência de atos que configurassem improbidade administrativa.

Celso Luiz foi apontado pelo Ministério Público Estadual chefe de um esquema de desvio de recursos federais do Fundeb da prefeitura de Canapi, que contava ainda com a participação de secretários municipais, que utilizavam nomes de pessoas da cidade para fraudar contratos. O prejuízo, segundo apurou o MPE, entre janeiro de 2015 e fevereiro de 2016 chegou a mais R$ 10 milhões. O prefeito e chegou a ser conduzido coercitivamente para a sede da Polícia Federal no início de agosto para prestar depoimento.

O pedido de afastamento e o bloqueio de bens foram solicitados pelo Ministério Público Estadual (MPE), através da promotoria de Mata Grande. Os secretários do município, apontados como participantes e beneficiários do desvio, também foram afastados. O dinheiro desviado, segundo a apuração da PF, era para beneficiar a equipe do prefeito e também para ser utilizado nas eleições deste ano, quando o filho de Celso tenta se eleger em Canapi e o seu irmão concorrerá em Inhapi.

Na decisão proferida pela desembargadora Elisabeth Carvalho ela ressalta que por conta da gravidade dos fatos apurados e pela ampla investigação realizada, o afastamento de Celso Luiz da prefeitura vem apenas para ratificar essa necessidade.

fonte:cadaminuto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.