Ícone do site Web Rádio Juventude

Renan Calheiros oficializa pré-candidatura ao Senado e indica retorno de Renan Filho à disputa pelo governo de Alagoas

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) confirmou nesta segunda-feira (5) sua intenção de disputar a reeleição ao Senado Federal nas eleições de 2026. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa realizada na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), em Maceió, e marca o início de uma movimentação estratégica do MDB para reconquistar espaços de poder em Alagoas.

Durante o encontro com jornalistas, Renan também adiantou que o atual ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), deve deixar o governo federal em abril de 2026 com vistas a uma possível candidatura ao governo estadual. Segundo o senador, a decisão já foi comunicada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ele comunicou ao presidente da República que, em abril, estará se desincompatibilizando do governo federal, provavelmente para ser candidato ao governo de Alagoas”, afirmou Renan, reforçando que a articulação será decisiva para consolidar o bloco político liderado pelo MDB no estado.

Renan Calheiros está em seu quarto mandato no Senado e defende a continuidade do trabalho como forma de amplificar a representação alagoana em Brasília. “Como senador da República, tenho muito mais condições de ajudar Alagoas e deverei ser candidato ao Senado”, declarou.

Aliança em formação e críticas a Arthur Lira
Sobre a composição da chapa majoritária, o senador evitou antecipar nomes e indicou que o critério principal para a definição será o histórico de atuação em favor do estado. “Há uma preliminar a ser levada em consideração, que é o histórico de ajuda ao Estado. Não é todo mundo que se enquadra nesse papel”, destacou.

Renan também foi questionado sobre a possibilidade de uma reaproximação com o deputado federal Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados e seu adversário político em Alagoas. A hipótese, no entanto, foi rechaçada com firmeza.

“Não, isso ainda não foi conversado, mas eu considero que é exatamente esse perfil que falta ao deputado Arthur. Eu não tenho nada contra ele do ponto de vista pessoal, mas sinceramente não vejo nele a característica de defender o interesse de Alagoas”, afirmou, mantendo o tom crítico em relação ao rival.

Com o cenário político de Alagoas ganhando contornos mais definidos, a disputa promete ser acirrada e marcada por embates entre as tradicionais lideranças locais. A confirmação de Renan Calheiros como pré-candidato reacende a polarização entre os principais grupos políticos do estado.

Sair da versão mobile